As bicicletas têm se tornado cada vez mais protagonista nas discussões sobre mobilidade em centros urbanos atualmente. Isso mostra que o estado tem avançado na diversificação do sistema de transporte nas cidades. Assim como São Paulo outras capitais do Brasil têm aumentado seu interesse em diversificar seu sistema viário. Brasília, por exemplo, tem a maior estrutura cicloviária com 440 km, segundo pesquisa realizada pelo Portal Mobilize.

Porém, ainda hoje a comercialização de bicicletas não acompanha a popularização desse meio de transporte. Mesmo com o aumento dos adeptos ao veículo, o mercado consumidor não tem demonstrado interesse relativo.

Devido o alto valor que se atrela a uma bicicleta durante o seu processo de fabricação e montagem até chegar ao consumidor final, o preço não se torna convidativo.

Nesse contexto existe uma incoerência do estado ao incentivar o uso das bicicletas e ao mesmo tempo não facilitar o acesso das pessoas a elas.

A ABRADIBI trabalha para resolver esse impasse. Intermediando a discussão entre os empresários do setor e o estado. A associação trabalha em prol de facilitar o acesso à bicicleta para toda a população.

 

Cenário atual

 

Políticas Públicas

  • Estímulo ao uso de bicicletas como modo de transporte, fator evidente com a frequente instalação de ciclovias em várias cidades;
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  • Intensificação de projetos de infraestrutura cicloviária;
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  • Apoio do Governo Federal  através do Ministério das cidades.

 

Política industrial

  • A indústria nacional de bicicletas tem sido prejudicada, pois o governo atualmente tem implantado mecanismos de restrição a importação, aumentando a carga tributária e implantando uma complexa sistemática tributária;
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  • Por outro lado os produtos nacionais se desenvolvem tecnologicamente;
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  • A produção nacional é focada na   racionalização de custos e  preços acessíveis e assim como a chinesa é focada na qualidade;
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  • O setor entra no processo de globalização e internacionalização, consequentemente depende de componentes importados.