USP PIRASSUNUNGA RECEBE ESTAÇÃO DE COMPARTILHAMENTO

USP PIRASSUNUNGA RECEBE ESTAÇÃO DE COMPARTILHAMENTO

Campi da USP em Pirassununga recebe 30 bicicletas e estação de compartilhamento. Ação faz parte do projeto Vamos de Bike que procura incentivar à utilização da bicicleta como meio de transporte no dia a dia do campus e estimular a visitação das trilhas ecológicas para lazer e aulas de educação ambiental aos finais de semana

O maior campi em extensão territorial da Universidade de São Paulo fica em Pirassununga, ali o potencial para o lazer começou a ser explorado há uns dois anos com a implantação das Trilhas Ecológicas do Campus Fernando Costa. Em 2015 foi criado o projeto Vamos de Bike quando foram implementadas algumas ações voltadas para o lazer.

Neste ano o projeto entra em uma nova fase, a grande extensão territorial é um desafio para a mobilidade interna e contribui para restringir a acessibilidade da comunidade ao campus. Para mudar esse cenário, no final do mês de março foi instalanda uma estação de compartilhamento equipada com 30 bicicletas. A estação fica localizada próxima ao portão principal do campus Fernando Costa e atenderá a toda a comunidade da USP – alunos professores e funcionários poderão se beneficiar do serviço gratuitamente. Para retirar uma bicicleta, é necessário, apenas portar o Cartão USP, preencher um termo de responsabilidade e o usuário tem até 5 horas para usar e devolver a bicicleta.

Na primeira fase da implantação do sistema de compartilhamento de bicicletas, o empréstimo será exclusivo à comunidade interna do Campus, isto é, usuários com cartão de identificação USP. Há planos para a expansão do sistema com a instalação de mais três estações de compartilhamento e a extensão do benefício à comunidade externa que circula ou precisa ter acesso à universidade. O projeto das trilhas ecológicas e o compartilhamento de bicicletas atendem a lei n° 12.587 de janeiro de 2012, que definiu políticas nacionais para a mobilidade urbana; e onde ficou instituído que caberia aos municípios, promover a inclusão social nos espaços públicos, garantindo melhora na circulação nesses lugares.

fotos: Divulgação-USP 
 

(Jornal da USP)

Admin

17 Abril 2017

Mobilidade

Comentários

Destaque

Shimano Fest recebeu um público de 25,5 mil pessoas durante os 4 dias do evento, desses 5,4 mil eram operadores do setor (lojistas, etc) A cada edição o festival se firma como grande evento da bicicleta