TROCA-SE CIGARROS POR BICICLETAS - SE UM FAMILIAR DEIXA DE FUMAR UMA CRIANÇA GANHA UMA BICICLETA

TROCA-SE CIGARROS POR BICICLETAS - SE UM FAMILIAR DEIXA DE FUMAR UMA CRIANÇA GANHA UMA BICICLETA

Na cidade turca de Kilis, vizinha à fronteira com a Siria, o prefeito da cidade, Hasan Kara,  criou uma iniciativa que está envolvendo os cidadãos e às muitas famílias de refugiados que fizeram a população local mais do que dobrar em um curto espaço de tempo, com isso há mais  sírios do que turcos,  e nas ruas ouve-se mais a língua árabe e o comércio local adaptou-se à nova realidade.

Kilis já foi bombardeada pelo Isis, pelo Daesh e pelo grupo militarizado curdo YPG, numa luta contra o exército turco. A proposta tem como objetivo a recuperação do sentimento cívico e também a de  garantir melhor infraestrutura e um ambiente habitável. 

O prefeito, Hasan Kara, quer que Kilis seja vista não como uma cidae dilacerado pelo conflito, mas que abriu suas portas para os refugiados. Como parte disso, a Kara embarcou em uma série de projetos cívicos e de infraestrutura destinados a criar um ambiente habitável.  Desse projeto a ação que ganhou mais destaque é a de doação de mais de 4 mil bicicletas, a ideia é a distribuição de 15 mil.

Para ganhar  uma bicicleta, a crianças deve cumprir três tareafas: fazer com que um parente deixe de fumar,  manter boas notas escolares altas e melhorar as médias nas matérias que tem dificuldades  e também se comprometer a pedalar ao menos uma hora por dia.

A cidade que tinha uma população que preferencialmente se deslocava em veículos motorizados como motos e ciclomotores,  começou um trabalho de implantação de ciclovias. Já foram construídos 6,5km com fundos do governo turco, mas a proposta é ao menos atingir a marca de 32 km e para isso o prefeito está pedindo a colaboração da União Europeia.

Em declaração para o jornal britânico The Guardian, o prefeito declarou: "Nos apoiem e deixem-nos fazer desta uma cidade modelo, uma de bicicletas e estilo de vida saudável, com uma cultura de coexistência. Talvez Kilis se torne uma cidade de bicicletas, como aquelas na Holanda”.

“Até agora, distribuímos mais de 4 mil bicicletas e nossa meta é distribuir pelo menos 15 mil”, explica Hasan  Kara,  e acrescentou. “Demos prioridade ao projeto das bicicletas porque o uso de motocicletas e carros é muito comum. Agora já vemos crianças a fazer o caminho para a escola de bicicleta".

 

 

(The Guardian)

Admin

18 Dezembro 2018

Mobilidade

Comentários

Destaque

Um dos primeiros eventos do setor a ser impactado pela pandemia da Covid-19, e depois de ter sido transferido de março para maio deste ano, e novamente cancelado, o Taipei Cycle Show, uma das mais importantes feiras do setor de bicicletas que reúne fabricantes, compradores, distribuidores e designers do setor, já tem as data certa para 2021 – o evento acontecera de 3 a 6 de março