SOROCABA FAZ AÇÕES EDUCATIVAS SOBRE SEGURANÇA E PREVENÇÃO PARA CICLISTAS

SOROCABA FAZ AÇÕES EDUCATIVAS SOBRE SEGURANÇA E PREVENÇÃO PARA CICLISTAS

A prefeitura de Sorocaba em conjunto com a Urbes-Trânsito e Transportes vem promovendo ações educativas direcionadas aos ciclistas.

A Campanha Pedale Seguro vem sendo realizada ao longo dos trechos mais movimentados das ciclovias da cidade. Os ciclistas recebem uma cartilha com dicas sobre os cuidados que devem ter para pedalar com segurança pela cidade.

Na campanha Pedale Seguro os munícipes abordados na ciclovia recebem, por exemplo, orientações para a utilização de capacete e de qual mais adequado ao seu tamanho e idade, dicas para iluminar a sua bicicleta com lanternas e adesivos refletivos, além de serem instruídos para sinalizar as suas intenções no trânsito, e a indicação de que sempre que possível se pedale na ciclovia e se respeitem as regras de trânsito.

Nesse trabalho a equipe da Urbes ainda reforça a importância do respeito à faixa de travessia de pedestres, dentro do programa de trânsito Faixa Viva. A iniciativa visa educar as pessoas para que adotem novas posturas no trânsito e o pedestre seja priorizado em sua travessia, garantindo a sua segurança e evitando atropelamento nas vias da cidade.

Junto à essa ação nas ruas, também estão sendo desenvolvidas palestras em escolas sobre a prevenção de acidentes com bicicletas, segurança do ciclista no trânsito, uso dos equipamentos de segurança, conduta do ciclista, pedalada defensiva, além de dicas de segurança e bom convívio no trânsito. Uma das palestras foi para os alunos da Etec Fernando Prestes.

Já os 587 alunos do 1º ao 6º ano da E.M Dr. Getúlio Varga tiveram aula teórica e prática, para aprender a como andar de bicicleta com segurança que faz parte do programa Pedala Escolar

Durante a palestra, as crianças foram incentivadas a utilizar a bicicleta, já que, além de ser uma prática esportiva que propõe vários benefícios à saúde, é também um meio mais sustentável de locomoção.

Os alunos ainda receberam orientações e dicas de segurança e ganharam uma cartilha ilustrativa para reforçar essas informações, como as maneiras corretas de compartilhamento da via com diferentes modais, locais apropriados e inapropriados para pedalar e as regras de segurança, enfatizando o uso indispensável dos equipamentos de segurança.

Em seguida, divididos em turmas, os estudantes participaram de uma aula prática num circuito montado na quadra da escola. Acompanhados por instrutores, puderam aprender como fazer uma ultrapassagem da maneira correta, sobre o uso do capacete, entre outras dicas importantes. Todo os equipamentos necessários foram disponibilizados pela Urbes.

O diretor da escola, José Adão Neres de Jesus, garante que o sentimento da instituição é de alegria em receber o Pedala Escolar. “A maioria das crianças adora uma bicicleta e a possibilidade para eles de pedalar dentro da escola é entusiasmante. Desta forma, utilizar esse esporte tão querido por elas, de maneira educativa, acrescenta na formação deles”, destacou.

As escolas da cidade de Sorocaba interessadas em receber o “Pedala Escolar” devem fazer um ofício e entregar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na sede da Urbes, localizada na rua Pedro de Oliveira Neto, 98, no Jardim Panorama, ou enviar uma solicitação pelo ‘Fale Conosco’ disponível no site: www.urbes.com.br.

Foto: Divulgação

( Agência Sorocaba de Notícias/SECOM )

Admin

13 Novembro 2017

Mobilidade

Comentários

Destaque

Os patinetes elétricos são uma realidade mundial e estes já se encontram em praticamente todas as grandes cidades; seu uso também cresceu de forma vertiginosa. E com isso também houve um aumento dos acidentes, inclusive os mais graves. Na Europa as autoridades já pensam em uma normatização para exigir um mínimo de segurança para veículos elétricos leves pessoais