SANTA CARATINA APROVA LEI DE INCENTIVO AO CICLISMO DE MONTANHA

SANTA CARATINA APROVA LEI DE INCENTIVO AO CICLISMO DE MONTANHA

O governo de Santa Catarina aprovou em 05/07 a Lei 18.155/2021 criando o Programa Estadual de Incentivo ao Ciclismo de Montanha visando  a utilização sustentável de trilhas localizadas em áreas públicas e parques estaduais.

A competência, para levar adiante o projeto, segundo a lei, será do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina – IMA – que terá a responsabilidade de elaborar, em conjunto com associações da área, a regulamento e os estudos necessários para a demarcação geográfica, sinalização, implantação e manutenção dos circuitos internos de trilhas para ciclismo nos parques e encostas das montanhas catarinenses.

O IMA deverá firmar parcerias com as associações representativas e disponibilizar palestras e materiais didáticos, objetivando à educação ambiental dos participantes dos circuitos.  Para as comunidades locais será uma oportunidade de novos negócios em uma região com grande potencial turístico e que tem se tornado atrativa para pessoas que utilizam a bicicleta para turismo.

A nova lei fortalece outras atividades de turismo em bicicleta no Estado como os já tradicionais circuitos de cicloturismo catarinense como o da Costa Verde e Mar, das Araucárias e o mais famoso e visitado o Circuito do Vale Europeu.

Ações governamentais de incentivo ao cicloturismo vem ganhando destaque por meio de leis estaduais ou municipais, no mesmo caminho adotado pelos catarinenses, está o Paraná com leis de apoio  tanto ao Cicloturismo como  na criação de Circuitos específicos para o desenvolvimento da atividade ou de algumas cidades mineiras do quadrilátero do aço com a implantação do projeto Estação Mountain Bike.

(Fonte: Casa Civil-SC / Mundo Bici)

Admin

07 Julho 2021

Mobilidade

Comentários

Destaque

Um engenheiro italiano desenvolveu um protótipo de uma bicicleta com rodas sem raios que pode ser dobrada como se fosse um guarda-chuvas. Feita de alumínio, a bicicleta foi criada por Gianluca Sada, que patenteou o sistema inovador de aros que dispensa os tradicionais raios das rodas comuns de bicicletas e motocicletas