RIO GRANDE DO NORTE INAUGURA CICLOVIA ROTA DO SOL

RIO GRANDE DO NORTE INAUGURA CICLOVIA ROTA DO SOL

Inaugurada no inicio do mês de fevereiro a ciclovia com 5 km de extensão que liga o bairro da Cidade Verde até a entrada de Pium, em Parnamirim – na RN063 – também conhecida como Rota do Sol e um dos principais corredores turísticos do estado. A ciclovia passa em frente à Barreira do Inferno, base de lançamento de foguetes da Força Aérea Brasileira, o que exigiu um estudo de viabilidade que resultasse em um mínimo de transtornos aos acessos da base.
A ciclovia era uma reivindicação antiga de ativistas e ciclistas da região metropolitana de Natal que questionavam o crescente volume de acidentes que aconteciam nesse trecho da estrada e exigiam uma solução. O novo equipamento separa por meio de um canteiro os ciclistas dos veículos automotores, garantindo maior tranquilidade e segurança para quem pedala. Já para os desportistas,  ciclistas e triatletas,  o DER pintou uma faixa no
acostamento da rodovia para que estes possam circular a uma velocidade maior que a da ciclovia, destinada ao lazer e à locomoção.
O presidente do Conselho Municipal de Políticas Cicloviárias e da Associação de Ciclistas do Rio Grande do Norte(ACIRN), Canutto Souza Filho, disse que toda a obra foi acompanhada por representantes da associação e por uma comissão de quatro urbanistas que auxiliaram o governo na elaboração do projeto. “Vejo como um marco. As autoridades enxergaram que Natal estava atrasada em relação a outras capitais. A ciclovia da Rota do Sol era uma pauta defendida por todos que usa a bicicleta em Natal. Estávamos ansiosos pela liberação da via para tráfego de bicicletas” concluiu.
Para o diretor do DER, general Jorge Fraxe, o órgão, que foi responsável por parte das obras da ciclovia, tem um objetivo definido: “Cabe a nós do Departamento transformar o pensamento da população em ações, e foi o que aconteceu com a ciclofaixa. Essa inauguração foi um marco para conseguirmos praticar a educação no trânsito que só se consegue com a socialização”.
Durante a inauguração, o governador Robinson Faria (PSD) informou que ainda em 2017 a avenida Roberto Freire será reformada e receberá uma ciclovia que se interligará à Rota do Sol e que a Zona Norte da cidade também receberá uma estrutura de 11 km.
 

fotos: ASSECOM/RN - Márlio Forte/Divulgação

(ASSECOM/RN)

Admin

01 Março 2017

Mobilidade

Comentários

Destaque

CAMEX passa ao comando do presidente em exercício Michel Temer