PROJETO PEDALAR OFERECE CURSO DE MECÂNICO A DETENTOS

PROJETO PEDALAR OFERECE CURSO DE MECÂNICO A DETENTOS

Desde março passado, alguns presos do Centro de Detenção Provisória de Jundiaí (SP) estão recebendo aulas de mecânica de bicicletas. A iniciativa partiu de Alexandre Apolinário de Oliveira, diretor daquela unidade prisional, quando sua equipe identificou que a crescente demanda por mecânicos de bicicleta poderia ser uma oportunidade para o preso provisório.

As duas bicicletas utilizadas no curso foram cedidas pelo Instituto Ação Pela Paz, parceiro do projeto com a Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel de Amparo ao Preso (Funap). As aulas, para um grupo de 16 presos escolhidos por bom comportamento, acontecem uma vez por semana. O Projeto Pedalar nasceu da busca no mercado por uma capacitação inovadora e inédita no Estado de São Paulo e pretende formar seis turmas de detentos até o fim de julho.

Para Alexandre Apolinário de Oliveira, diretor técnico do CDP, é um nicho de mercado onde o próprio preso pode montar o seu negócio depois que sair da prisão e não mais reincidir no crime. "Essa é uma das missões da nossa secretaria, não apenas custodiar a pessoa presa, mas transformar a sua realidade para que ele tenha novas oportunidades e aí consiga realmente construir o seu caminho fora dos muros. Juntamente com isso ele também pode ser o empregador de outras pessoas e transmitir esse conhecimento", acredita.

As aulas estão a cargo de Marco Antonio Bueno da Silva, 60 anos, voluntário da Sociedade São Vicente de Paulo, que atua no Brasil e em 170 países. Ele começou a mexer nas bikes ainda jovem e depois se interessou pelas aulas de mecânica na internet. É ciclista por lazer e recebeu o convite para dar aulas com entusiasmo. Aproveita o tempo que passa com os alunos para levar mensagens de otimismo, inteligência emocional e motivação para o trabalho, sem julgar ninguém. "O retorno que eu tive foi muito gratificante, porque eles mostraram muito interesse em aprender a mexer com bicicleta", diz, dentro da sala de aula teórica em frente à oficina, com mesas, cadeiras e um painel fotográfico encomendado especialmente para o Projeto Pedalar.

fotos: Caio Guatelli

(Pro Coletivo)

Admin

13 Maio 2022

Mobilidade

Comentários

Destaque

Nos Estados Unidos, ações para implementação em um maior número de Estados de uma legislação para bicicletas elétricas com três classificações – e-bikes, e-MTB’s e speed-pedelec’s poderá ser a motivação para a expansão desse mercado.