PROGRAMA ASSISTENCIAL ENTREGA BICICLETAS A JOVENS DO DF

PROGRAMA ASSISTENCIAL ENTREGA BICICLETAS A JOVENS DO DF

Em ato de solidariedade, 80 jovens do Programa Jovem Candango — iniciativa do Governo do Distrito Federal para  promover a formação técnica-profissional do aprendiz, por meio de atividades práticas e teóricas — receberam de presente de Natal, bicicletas reformadas.

Adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, de 14 a 18 anos, foram contemplados a partir de iniciativa do governo local, que conseguiu a doação das bikes. A ação faz parte da campanha Nosso Natal 2020.

As bicicletas foram doadas em ações promovidas pela primeira-dama do DF , Mayara Noronha Rocha, e encaminhadas à Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), que viabilizou a reforma e manutenção dos veículos. A ação contou com a parceria da Subchefia de Políticas à Primeira Infância, por intermédio da Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi) que selecionou entre os participantes do programa quem receberia as doações.

“Hoje é um dia simbólico e a bicicleta vai muito além de um presente de Natal. Queremos que as pessoas que estão recebendo essas bicicletas tenham responsabilidade social. Além de praticar um esporte, que também seja mecanismo de trabalho, que use para ajudar idosos que não conseguem levar a compra de um supermercado para casa, por exemplo”, ressaltou a primeira-dama.

Diretora administrativa da Renapsi, Aline Ferreira destaca que o público do Jovem Candango é de pessoas em situação de vulnerabilidade social entre 14 e 18 anos. “Nesse sentido, a gente conseguiu atender aos critérios da doação e presentear nossos jovens que já passaram pelo programa, que não têm oportunidade de adquirir [bicicletas]”, aponta.

Uma das bicicletas foi entregue a Odysson Alves de Lima. O rapaz, de 18 anos, mora desde pequeno na cidade. Em 2019, participou do programa e se capacitou para o mercado de trabalho. “Foi uma ótima experiência, minha primeira oportunidade de emprego. Aprendi várias coisas na área administrativa”, conta.

Ele não esperava receber o presente neste Natal. Quando o telefone de casa tocou, diz Odysson, veio a surpresa. “Fiquei muito feliz de receber uma bicicleta hoje. Vai facilitar demais a vida”, comemora o jovem, que vive com os pais e três irmãos. Além da bike de adulto, ele levou uma infantil para o irmão caçula.

A estudante Carla Santos, de 20 anos, também recebeu a sua. E ela já planeja usar a nova bicicleta para gerar renda. “Aprendi bastante no Jovem Candango, que foi minha primeira experiência com o mercado de trabalho. Hoje estou desempregada, então pode ser oportunidade de entregar comida por aplicativo. Essa é uma ótima iniciativa, porque muita gente precisa – para trabalho, transporte, esporte”, comentou.

foto: Jessica Antunes/Agência Brasília

(Agência DF )

Admin

23 Dezembro 2020

Mobilidade

Comentários

Destaque

Um engenheiro italiano desenvolveu um protótipo de uma bicicleta com rodas sem raios que pode ser dobrada como se fosse um guarda-chuvas. Feita de alumínio, a bicicleta foi criada por Gianluca Sada, que patenteou o sistema inovador de aros que dispensa os tradicionais raios das rodas comuns de bicicletas e motocicletas