PRIMEIRA ESTAÇÃO DE MTB DO PAÍS SERÁ INAUGURADA EM CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO

PRIMEIRA ESTAÇÃO DE MTB DO PAÍS SERÁ INAUGURADA EM CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO

No coração de Minas Gerais, a cidade de Conceição do Mato Dentro trabalha para se tornar referência para quem quer passar suas férias pedalando com a abertura, em breve, da Estação Mountain Bike . Um projeto com áreas de apoio ao ciclista, trechos sinalizados e até bike wash para cuidar da bicicleta ao final dos passeios

Muito em breve a cidade de Conceição do Mato Dentro (MG) estará inaugurando a primeira Estação de Mountain Bike do país. A data de abertura ainda não foi oficializada pois depende de decreto, e em virtude da pandemia do novo coronavírus aguarda-se a liberação por parte dos órgãos oficiais.

A Estação de MTB de Conceição do Mato Dentro está localizada em uma região privilegiada com belos atrativos naturais como a Cachoeira do Tabuleiro – catalogada como a mais alta de Minas Gerais e a terceira do Brasil -, com 273 m de queda livre, além disso integra os Circuito dos Diamantes da Estrada Real e o Circuito da Serra do Cipó e trilhas, muitas trilhas e estradinhas de terra para pedalar, são mais de 100 km em meio a 2 parques, fazendas e áreas da prefeitura, some a isso tudo uma boa estrutura de pequenos hotéis e pousadas.

O local é para a pratica do mountain bike e a proposta é para que os ciclista curta a natureza  aproveitando ao máximo de trilhas  que não tiveram a interferência do homem como acontece em um bike park,  onde são construídas rampas, saltos, curvas escoradas com madeira.

A Estação Mountain Bike está dividida em 3 setores com um percurso mais urbano onde pode-se conhecer o patrimônio arquitetônico com igrejas, capelinhas e vários monumentos . O setor dos atrativos naturais com belas cachoeiras e o circuito de alta montanha com altitude média entre 700 e 800 metros na parte baixa e com 1.100 metros na parte mais elevada.

Os roteiros foram planejados para terem seu início no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) onde o ciclista terá à disposição, além de informação,  tomadas elétricas e de USB para carregar desde seus gadgets até uma e-bike com energia captada através de painéis solares.

Além do ponto de energia do Centro de Atendimento ao turista, haverá outros três postes ao longo do percurso, localizados em pontos estratégicos e segunros  – um no Parque do Tabuleiro, um na Cachoeira Rabo de Cavalo e outro no Cânion do Peixe Tolo – em cada poste há duas duas tomadas comuns e duas entradas para USB para recarga de bicicletas elétricas, celulares, computadores etc. Outro mimo à disposição do cicloturista é um ponto de Bike Wash – onde após o passeio seria possível lavar a bicicleta. Toda essa estrutura estará disponível de forma gratuita a todo visitante

No percurso há sinalização com placas e totens que apontam distância, atrativos com informação em português e inglês, além de informações sobre o perfil da trilha, estimativa de tempo para o percurso, gráfico com altimetria e também informações sobre a localização do Pronto Socorro mais próximo.

Em meio ao percurso haverá vários Pontos de Encontro – meeting points – com sombra e lugar para sentar e também mesa para lanches.

Toda essa estrutura da Estação MTB de Conceição do Mato Dentro estará disponível de forma gratuita a todo visitante. Trata-se de uma forma inteligente de dar apoio e atrair mais visitantes para a região que tem enorme potencial para incrementar a atividade do cicloturismo e com isso também incentivando o desenvolvimento sustentável da região e  possibilitando a geração de renda para muitos moradores.

O projeto foi desenvolvido por Antônio Gonçalves, o Ticorico, empresário  e mountain biker que apresentou o projeto à prefeitura e esta buscou uma parceria com a Anglo American, uma das maiores mineradoras do mundo para viabilização da Estação MTB.

fotos: Tom Alves

(Mundo Bici)

Admin

14 2020

Mobilidade

Comentários

Destaque

Na França vendas de e-bikes bateram recorde em 2015