PEDALANDO COM OS OLHOS E O CORAÇÃO

PEDALANDO COM OS OLHOS E O CORAÇÃO

Projeto de catarinense auxilia pessoas com deficiência visual a andarem de bicicleta


Há um ano, o catarinense Francisco Hoff de Moraes, deu inicio em Joinville, ao projeto Pedalando com Olhos e Coração que tem como proposta ensinar pessoas com deficiência visual a andarem em bicicleta.
No primeiro estágio são utilizadas bicicletas tandem de dois lugares aonde os deficientes visuais se familiarizam com o veículo. Após a fase de aprendizado e familiarização com o veículo é chegada a fase da autonomia, aonde os deficientes visuais podem pedalar sozinhos sendo guiados por instrutores em grandes espaços como gramados (como o campo do Caxias Futebol Clube que é um dos colaboradores do projeto) ou estacionamentos vazios.
O fundador do projeto está em busca de voluntários para que mais pessoas possam ser atendidas e com isso consolidar o programa criando núcleos educacionais e oferecendo serviços em vários pontos da cidade de Joinville.
A ideia é uma evolução de um projeto desenvolvido pela Associação Joinvilense para Integração dos Deficientes Visuais- Ajidevi- que a dois anos começou a utilizar as bicicletas tandem de dois lugares. Francisco de Moraes o Xico tornou-se colaborador e foi além desenvolvendo sistema aonde busca-se a emancipação do ciclista.  Com o auxilio de guias,  os deficientes visuais recebem orientações sobre direção a ser seguida e obstáculos no caminho. Para garantir a autonomia dos alunos, a ideia é que eles aprendam noções básicas de mecânica da bicicleta e até a como
trocar o pneu. “É uma forma de emprestar meus olhos a eles. Em troca, eles dão seu coração, quer dizer, depositam a confiança e a coragem deles e misturamos tudo em um propósito só” , conta Xico.
Atualmente o gestor  conta com o apoio do seu sobrinho, o fotógrafo Luciano Maia que colabora como guia e também com um grupo de auxiliares de Terapia Ocupacional da ACE Faculdade Guimbala, porém o projeto está aberto a voluntários e pessoas que se disponham a colaborar;  para isso basta entrar em contato através do site http://xicocomx.com.br/

Fotos: XicocomX/Divulgação

(A Notícia – XicocomX )

Admin

26 Maio 2017

Mobilidade

Comentários