ONU DECLARA  O  3 DE JUNHO COMO DIA MUNDIAL DA BICICLETA

ONU DECLARA O 3 DE JUNHO COMO DIA MUNDIAL DA BICICLETA

A resolução declarando o dia 3 de junho como o Dia Mundial da Bicicleta, foi adotada por um consenso de 193 estados membros durante a 72ª sessão ordinária da Assembleia Gera da ONU no passado 12  de abril. A declaração convida todos os Estados Membros e partes interessadas relevantes a celebrar e promover a conscientização sobre o Dia Mundial da Bicicleta.

"Estamos extremamente satisfeitos com esta declaração”, disse o Dr. Bernhard Ensink, Secretário Geral da World Cycling Alliance (WCA) e da Federação Europeia de Ciclistas (ECF) depois de ter feito campanha para um Dia Mundial da Bicicleta designado pela ONU desde 2016. “Ciclismo é uma fonte de benefícios sociais, econômicos e ambientais - e está unindo as pessoas. Esta declaração da ONU é um reconhecimento da contribuição do ciclismo para os objetivos de desenvolvimento sustentável ”, concluiu.  A WCA e a ECF, em 2015 entregaram um documento à ONU demonstrando que a bicicleta e o ciclismo atendem pelo menos 12 dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável, intitulado "Ciclismo nos Objetivos Globais".

A declaração aprovada pela ONU convida todos Estados Membros e partes interessadas  a dedicar atenção especial à bicicleta em estratégias de desenvolvimento transversais e a incluir a bicicleta em políticas e programas de desenvolvimento internacionais, nacionais e regionais. O Embaixador Aksoltan Ataeva, Representante Permanente do Turcomenistão junto às Nações Unidas, apresentou o projeto de resolução, co-patrocinado por 56 países, à Assembleia Geral para votação e este foi aprovado por consenso dos 193 estados membros. A Assembleia adotou a resolução, declarando o dia 3 de junho como o Dia Mundial da Bicicleta.

O documento tem uma abordagem muito ampla sobre a importância da bicicleta que já tem dois séculos de uso e que constitui um meio de transporte sustentável, simples, acessível, confiável, limpo e ecológico que contribui com a gestão ambiental e beneficia a saúde

(ECF - European Cyclist Federation)

Admin

18 Abril 2018

Mobilidade

Comentários

Destaque

A crescente popularidade das e-bikes e dos veículos elétricos leves pessoais (PLEV’s) e a entrada em vigor da norma europeia EN15194 exigem uma maior especialização do mercado. Para atender as exigências legais, uma organização alemã acaba de inaugurar um novo laboratório para atender as demandas da indústria que precisa produzir bicicletas elétricas dentro dos padrões legais