NOVA OPÇÃO PARA PEDALAR ENTRE OLINDA E O RECIFE: INAUGURADA  CICLOVIA COM  2,9 KM

NOVA OPÇÃO PARA PEDALAR ENTRE OLINDA E O RECIFE: INAUGURADA CICLOVIA COM 2,9 KM

Quem utiliza a bicicleta em seus deslocamentos entre Olinda e o Recife, ou para quem pretende deixar o carro em casa ou trocar o ônibus pelas duas rodas ganhou mais uma opção de caminho com a inauguração de um trecho de ciclovia com 2,9 km entre a Fábrica Tacaruna e o bairro do Varadouro. O novo trecho faz parte do Eixo Cicloviário Camilo Simões.

O primeiro trecho do Eixo Cicloviário foi inaugurado em abril do ano passado, e liga o Marco Zero, no Bairro do Recife, à Fabrica Tacaruna, totalizando 5,1 km. Os dois trechos transformaram-se em uma importante conexão entre Olinda e Recife. Todo projeto do Eixo Cicloviário, quando concluído, deverá ter 33,8 km de extensão, beneficiando os municípios de Olinda, Recife, Paulista, Abreu e Lima e Igarassu.  

Ainda falta a conclusão de outros três trechos da ciclovia:  entre o Varadouro até a ciclovia da PE-15; da ciclovia da PE-15 até a BR-101, no limite entre as cidades de Paulista e Abreu e Lima; e da BR-101 até Igarassu. O Eixo Cicloviário é uma ação entre o governo do estado de Pernambuco e prefeituras da região metropolitana do Recife.

Segundo dados levantados pela Secretaria de Transportes e Trânsito de Olinda em um período de testes de uma semana (entre 27/3 e 2/4) antes da inauguração do trecho Tacaruna-Varadouro de 2,9 km, cerca de 4.800 ciclistas utilizaram o novo trajeto. Os números foram coletados por dois contadores instalados em diferentes pontos da ciclovia.

Segundo o coordenador de Comunicação da Associação Metropolitana de Ciclistas do Grande Recife (Ameciclo), Roderick Jordão: É mais uma opção para quem sai de Olinda com destino ao Recife e vice-versa. A gente estima que com essa nova ciclovia, o cliclista gaste cerca de 30 minutos do Varadouro ao Marco Zero. Esse tempo é muito menor do que de carro ou ônibus nos períodos de pico no trânsito”, ressaltou Roderick que percorreu o trecho da ciclovia.

Fotos: Alice Mafra/PMO

( Prefeitura de Olinda)

Admin

12 Abril 2018

Mobilidade

Comentários

Destaque

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprova PL que altera o Código de Trânsito Brasileiro para suprimir dos itens obrigatórios para a bicicleta a campainha e o espelho retrovisor do lado esquerdo