NA COLÔMBIA SURGE O COLÉGIO DA BICICLETA

NA COLÔMBIA SURGE O COLÉGIO DA BICICLETA

Uma ação do governo da cidade de Bogotá e das secretarias de Educação e Mobilidade gerou a integração de projetos que resultou na primeira escola da América Latina onde a bicicleta é o eixo central da formação dos alunos, um exemplo que pode ser levado a muitas outras cidades

Segundo o BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento -  a capital da Colômbia, Bogotá é a cidade latino-americana com maior malha cicloviária, em algumas regiões da cidade mais de 10% da população faz seus deslocamentos diários em cima de uma bicicleta.  Entre os projetos de destaque implantados na cidade, está o Al Colegio em Bici implantando em certos bairros para aquele alunos que moram num raio de  até 4km da escola possam chegar pedalando à sala de aula, um amplo plano que envolve monitores, empréstimo ou facilitação de acesso à bicicletas e principalmente o traçado de rotas seguras para esses deslocamentos.

O mais recente projeto é o Colegio de la Bici ou Colégio da Bicicleta, segundo as autoridades locais se trata da primeira escola da América Latina onde todo o processo acadêmico tem a bicicleta como eixo central na formação dos alunos.  Ele está localizado na região sudoeste da capital, no distrito de Bosa, reconhecidamente uma das regiões da cidade onde a bicicleta é mais utilizada nos deslocamentos diários.

A primeira parte do projeto foi inaugurada nos primeiros dias de dezembro, com uma área construída de 14.698 m² distribuída em oito blocos de até 3 andares. O primeiro modulo do projeto recebera as classes do ensino primário e secundário (infantil e fundamental), laboratórios, oficinas. O projeto será entregue na totalidade até fevereiro de 2020.

Quanto todo o projeto estiver concluído, haverá espaço para oficinas de artes, dança, laboratórios de ciências e tecnologia, biblioteca, refeitório, auditório, centro de idiomas, uma área voltada para a comunicação e informática, além de um parque infantil para os alunos do jardim. Ao todo serão beneficiados 1400 alunos de 6 a 17 anos.

O projeto voltado para a bicicleta será levado adiante em uma parceria com uma entidade voltada para o desenvolvimento da educação profissionalizante – o SENA, além de contar com o apoio da iniciativa privada em uma parceria com a marca de bicicletas local GW Bicycles. No bloco voltado para a bicicleta os alunos poderão aprender sobre design e modelagem de roupas e acessórios esportivos voltada para o ciclismo, mecânica.  Há também laboratórios de biomecânica e fisiologia e um Centro de Tecnologia do Transporte que contribuirá na educação da cultura viária.

Segundo a secretaria de educação de Bogotá, Claudia Puentes, o projeto envolve um plano acadêmico focado em tudo que estiver relacionado com a bicicleta, “Inclui desde os temas de mobilidade, atividades físicas, de empreendedorismo, de designe e confecção de roupas para pessoas que usam a bicicleta, desta forma estamos também aprofundando as capacidades da cidade”.

Por trás da ideia deste projeto, esta Enrique Peñalosa, prefeito de Bogotá entre 1998 e 2002, quando começou a implantar planos de mobilidade e políticas públicas que transformaram a capital colombiana. Ao final deste ano, Peñalosa concluiu seu segundo mandato (2016-2019) quando deverá retornar às atividades de consultoria pública.

Sobre o projeto do Colégio da Bicicleta, Peñalosa comentou: “Há muito tempo eu vinha sonhando com fazer um instituo de mecânica para bicicletas aqui em Bogotá. Um 10% dos cidadãos se deslocam em bicicleta, há outros tantos que fazem esporte, então conhecer a mecânica da bicicleta para alguns jovens pode ser garantia de emprego e com uma formação em microempresas, contabilidade poderemos ter milhares de empreendedores”.

Um projeto que através da bicicleta tem como base o ensino e a aprendizagem voltada para a mobilidade segura e sustentável. Um exemplo para ser levado e adaptado à realidade de outras cidades, mas que certamente contribui muito na iniciação profissional além de formar pessoas que desde pequenas estarão acostumadas a respeitar e a conviver de forma harmoniosa no trânsito.

(Mundo Bici)

Admin

05 Dezembro 2019

Mobilidade

Comentários

Destaque

A crescente popularidade das e-bikes e dos veículos elétricos leves pessoais (PLEV’s) e a entrada em vigor da norma europeia EN15194 exigem uma maior especialização do mercado. Para atender as exigências legais, uma organização alemã acaba de inaugurar um novo laboratório para atender as demandas da indústria que precisa produzir bicicletas elétricas dentro dos padrões legais