INAUGURADO O PRIMEIRO BICICLETÁRIO COBERTO DE NITERÓI

INAUGURADO O PRIMEIRO BICICLETÁRIO COBERTO DE NITERÓI

Niterói ganha o seu primeiro bicicletário coberto, localizado no Centro da cidade ao lado das barcas que cruzam a baia da Guanabara em direção ao Rio de Janeiro

Inaugurado no último dai 27 de março, o novo espaço de apoio aos ciclistas niteroienses recebeu o nome de Bicicletário Arariboia, com 416 vagas, funciona de segunda-feira a sábado das 6h às 22h e os ciclistas não pagam para estacionar as bicicletas, basta fazer um cadastro apresentando um documento de identificação e comprovante de residência para começar a utilizar o serviço.
A localização do Bicicletário Arariboia é estratégica e garante a combinação de modais, atendendo aos usuários do terminal rodoviário e também às pessoas que cruzam para o Rio de Janeiro pelas barcas, além de estar próximo de universidades, empresas e shopping center.
O bicicletário tem vagas cobertas e já foi pensado para quem utiliza e-bikes com tomadas para carregar as baterias das bicicletas elétricas, além disso há espaço para manutenção básica, bomba para a calibragem dos pneus, banheiro, bebedouro e área de descanso. O espaço de 478 m² é monitorado por câmeras de segurança e nele, nove funcionários estarão à disposição dos usuários para esclarecer dúvidas, ajudar a estacionar as bicicletas . O investimento na obra foi de R$ 852.598,79.
A novidade teve boa recepção junto aos usuários, a estudante de Arquitetura, Marina Barcelos, comemorou a abertura, e comentou: “Há dois anos percebi que estava gastando muito dinheiro com passagem de ônibus. Comecei a usar a bicicleta como opção de transporte e hoje em dia
vou a todos os lugares de Niterói de bike. Sempre saio da faculdade e venho resolver coisas no Centro. É muito bom ter um lugar seguro para deixar a bicicleta. Também vou muito à Zona Sul do Rio e pegava dois ônibus. Agora vou juntar os dois modais. Esse bicicletário é uma mão na roda”
, afirmou.
Isabel Ledo, coordenadora do programa Niterói de Bicicleta explicou que o projeto da cidade tem duas vertentes: a implantação de ciclovias e ciclofaixas e também dar ao ciclista opções para estacionar a sua bicicleta. Com o novo estacionamento a cidade totaliza 1.200 vagas para bikes, segundo Isabel “O monitoramento que temos realizado anualmente, através da contagem automática de ciclistas nas duas principais ciclovias da cidade, é muito importante para o fortalecimento da política cicloviária de Niterói. Os números que coletamos são argumentos inquestionáveis para continuarmos investindo na construção de infraestrutura cicloviária. E o bicicletário será mais um grande estímulo para as pessoas usarem a bicicleta. É bastante estratégico não só para quem faz a travessia da Baía de Guanabara de barcas, mas também para quem vem trabalhar no centro de Niterói”.
A proposta do atual prefeito, Rodrigo Neves, é até 2020 ter todas as regiões da cidade interligadas por ciclovias e ciclofaixas. Ao chegar de bicicleta para a inauguração após percorrer, junto com o secretário executivo Axel Grael, um trajeto de 20 minutos comentou: “Niterói será a cidade de região metropolitana mais ciclável do país”.
Durante a inauguração o prefeito apresentou números que apontam para o constante crescimento do uso da bicicleta na cidade e anunciou que serão implantados outros bicicletários. Segundo informações estes novos equipamentos serão instalados na TransOceânica: no terminal do Engenho do Mato, próximo ao shopping Multicenter, e em Charitas.
“Em janeiro desse ano houve um aumento de 67% do número de ciclistas em Niterói em relação ao mesmo mês do ano passado. Em três anos e meio o aumento foi de mais de 300%. É bom lembrar que nesse momento de crise econômica muita gente está fazendo economia usando a bicicleta para deslocamento”, comentou Neves

Fotos: Leonardo Simplicio/ascom Niterói

(Prefeitura de Niterói)

Admin

10 Abril 2017

Mobilidade

Comentários

Destaque

No estado de Goiás foi apresentado projeto de lei que prevê a isenção de 50% do ICMS para que pessoas físicas possam adquirir uma bicicleta para ser utilizada como meio de transporte.