IMPLANTAÇÃO DE CICLOVIAS E SEGURANÇA DO CICLISTA FOI TEMA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA EM MATO GROSSO

IMPLANTAÇÃO DE CICLOVIAS E SEGURANÇA DO CICLISTA FOI TEMA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA EM MATO GROSSO

Infraestrutura para ciclovias e segurança para ciclistas foram os temas centrais da primeira audiência pública da história da Assembleia Legislativa a debater a implantação de ciclovias em Mato Grosso. Os debates que aconteceram no dia 12/08 e se concentraram principalmente na insegurança dos ciclistas diante da carência de ciclovias adequadas e a falta de iluminação em circuitos cicloviários que têm oferecido riscos à prática do esporte no estado. 

A audiência é reflexo do crescimento do número de ciclistas e do aumento dos grupos  praticantes da modalidade, além do crescente número de acidentes, inclusive com vítimas fatais. “É fundamental debatermos a mobilidade e segurança para ciclistas, não só na prática esportiva, mas também como uma alternativa de modal. As bicicletas clamam por seu espaço no trânsito, o que provoca a demanda por uma melhor infraestrutura para garantir o uso mais democrático das ruas, rodovias e avenidas” afirmou o deputado Allan Kardec, responsável pela convocação da audiência.

Além do deputado, participaram da audiência o secretário-adjunto de Estado de Turismo, Jefferson Moreno, o secretário-adjunto de Estado de Esporte e Lazer, Jefferson Neves, o secretário-adjunto de Estado de Gestão e Planejamento Metropolitano, Rafael Detoni, a covereadora do gabinete de Edna Sampaio, Jandira Pedrollo, o presidente da Federação Mato-Grossense de Ciclismo, Valdeci Soares, o presidente do Conselho Regional de Educação Física, Edson Manfrin, Larissa Carvalho representando os comerciantes do segmento de bicicletas, Claudio Palomares, representante de grupo de pedal e Renato Shoiti Takahashi, representante do Bike Park XCO e Manoel Gomes, diretor da Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá e da Federação das associações comerciais do estado (Facmat).

Foram feitos vários encaminhamentos na audiência, sendo o principal a apresentação de um projeto de lei para a criação de uma política estadual de incentivo às ciclovias e ciclistas, que será feito por iniciativa popular e lideranças partidárias. A proposta é que todas as reivindicações sejam transformadas em lei pela Assembleia Legislativa.

O secretário-adjunto Rafael Detoni afirmou que o governo do Mato Grosso tem em desenvolvimento projetos de ciclovias e a a execução de um plano de mobilidade metropolitano que irá atender Cuiabá e todos os municípios do entorno.

Estamos falando da construção de ciclovias nas vias de chegada e no entorno de Cuiabá. Temos o trecho de Cuiabá a Santo Antônio de Leverger pronto para licitar em 60 dias, e também vamos incluir na Lei Orçamentária Anual [LOA] recursos tanto para a construção, como para manutenção de ciclovias” complementou o deputado.

Outra demanda cobrada pelos representantes dos grupos de pedal é a promoção de campanhas educativas para o trânsito. Kardec se comprometeu a apresentar à Assembleia Legislativa uma proposta temática para a próxima campanha publicitária, que se concentre na educação para o trânsito, compreendendo o ciclista como parte do trânsito e não como um empecilho.

“Precisamos estimular o uso de bicicleta e garantir segurança e infraestrutura aos ciclistas. A bicicleta compõe um modal não poluente, amigo do meio ambiente e da saúde, além de um grande aliado do trânsito nas cidades, reduzindo a circulação de veículos”, finalizou Kardec.

 

foto: Rafael Manzutti/Sinfra-MT

(ALMT)

Admin

17 2021

Mobilidade

Comentários