IMPLANTAÇÃO DE CICLOVIAS E SEGURANÇA DO CICLISTA FOI TEMA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA EM MATO GROSSO

IMPLANTAÇÃO DE CICLOVIAS E SEGURANÇA DO CICLISTA FOI TEMA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA EM MATO GROSSO

Infraestrutura para ciclovias e segurança para ciclistas foram os temas centrais da primeira audiência pública da história da Assembleia Legislativa a debater a implantação de ciclovias em Mato Grosso. Os debates que aconteceram no dia 12/08 e se concentraram principalmente na insegurança dos ciclistas diante da carência de ciclovias adequadas e a falta de iluminação em circuitos cicloviários que têm oferecido riscos à prática do esporte no estado. 

A audiência é reflexo do crescimento do número de ciclistas e do aumento dos grupos  praticantes da modalidade, além do crescente número de acidentes, inclusive com vítimas fatais. “É fundamental debatermos a mobilidade e segurança para ciclistas, não só na prática esportiva, mas também como uma alternativa de modal. As bicicletas clamam por seu espaço no trânsito, o que provoca a demanda por uma melhor infraestrutura para garantir o uso mais democrático das ruas, rodovias e avenidas” afirmou o deputado Allan Kardec, responsável pela convocação da audiência.

Além do deputado, participaram da audiência o secretário-adjunto de Estado de Turismo, Jefferson Moreno, o secretário-adjunto de Estado de Esporte e Lazer, Jefferson Neves, o secretário-adjunto de Estado de Gestão e Planejamento Metropolitano, Rafael Detoni, a covereadora do gabinete de Edna Sampaio, Jandira Pedrollo, o presidente da Federação Mato-Grossense de Ciclismo, Valdeci Soares, o presidente do Conselho Regional de Educação Física, Edson Manfrin, Larissa Carvalho representando os comerciantes do segmento de bicicletas, Claudio Palomares, representante de grupo de pedal e Renato Shoiti Takahashi, representante do Bike Park XCO e Manoel Gomes, diretor da Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá e da Federação das associações comerciais do estado (Facmat).

Foram feitos vários encaminhamentos na audiência, sendo o principal a apresentação de um projeto de lei para a criação de uma política estadual de incentivo às ciclovias e ciclistas, que será feito por iniciativa popular e lideranças partidárias. A proposta é que todas as reivindicações sejam transformadas em lei pela Assembleia Legislativa.

O secretário-adjunto Rafael Detoni afirmou que o governo do Mato Grosso tem em desenvolvimento projetos de ciclovias e a a execução de um plano de mobilidade metropolitano que irá atender Cuiabá e todos os municípios do entorno.

Estamos falando da construção de ciclovias nas vias de chegada e no entorno de Cuiabá. Temos o trecho de Cuiabá a Santo Antônio de Leverger pronto para licitar em 60 dias, e também vamos incluir na Lei Orçamentária Anual [LOA] recursos tanto para a construção, como para manutenção de ciclovias” complementou o deputado.

Outra demanda cobrada pelos representantes dos grupos de pedal é a promoção de campanhas educativas para o trânsito. Kardec se comprometeu a apresentar à Assembleia Legislativa uma proposta temática para a próxima campanha publicitária, que se concentre na educação para o trânsito, compreendendo o ciclista como parte do trânsito e não como um empecilho.

“Precisamos estimular o uso de bicicleta e garantir segurança e infraestrutura aos ciclistas. A bicicleta compõe um modal não poluente, amigo do meio ambiente e da saúde, além de um grande aliado do trânsito nas cidades, reduzindo a circulação de veículos”, finalizou Kardec.

 

foto: Rafael Manzutti/Sinfra-MT

(ALMT)

Admin

17 2021

Mobilidade

Comentários

Destaque

As bicicletas elétricas vem provocando um expressivo aumento nas vendas. Junto ao bom desempenho comercial, muitas empresas estão buscando novas soluções para garantir maior autonomia e melhor desempenho das baterias. Com a utilização de Grafeno aliado à nanotecnologia as baterias para e-bikes, em breve, devem passar por uma revolução