GRANDES CIDADES REDUZEM O ESPAÇO PARA CARROS

GRANDES CIDADES REDUZEM O ESPAÇO PARA CARROS

Um movimento cada vez maior: as grandes cidades do Mundo estão se fechando para os carros e privilegiando o verde, pedestres e o transporte em bicicletas. A próxima a seguir esse caminho é a capital espanhola, Madri


Madri começa a redesenhar sua principal avenida. A Gran Vía começará a ser remodelada em janeiro de 2018 e entre as ações mais importantes está a construção de faixas exclusivas para bicicletas. Além disso, haverá uma drástica redução de faixas destinadas a veículos particulares com a restrição de circulação ao tráfego de não-moradores (situação semelhante à encontrada em zonas denominadas APR – Áreas de Prioridade Residencial) .Tudo para garantir maior tranquilidade a pedestres e ciclistas.
Segundo comunicado divulgado pela prefeita da cidade , Manuela Carmena, o plano tem como objetivo “a redução e a reorganização das faixas para criar um sistema de mobilidade no qual a bicicleta integre com o resto do tráfego”. O projeto também se encaixa no Plano de Qualidade do Ar, aonde metas de redução de emissões de CO² para a cidade que também ganhará mais 32 km de ciclorrotas e 6 praças localizadas na avenida serão totalmente remodeladas.
Conhecida por sua largura, a Gran Via terá apenas quatro faixas, duas para transporte público e outras duas serão faixas compartilhadas – ou o que convencionaram como “ciclofaixas 30”, aonde os veículos particulares compartilham o espaço com a bicicleta, daí a limitação da velocidade em 30 km/h. Para incentivar a utilização da bicicleta, será fundamental como exigem várias associações de ciclistas, a pacificação do tráfego, e entre as ações está o fechamento da avenida para os não moradores. 
A proposta de fechamento da Gran Vía já havia sido testada por 30 dias, no final de 2016 com resultados muito positivos junto à população e também junto aos comerciantes instalados na avenida que temiam com a possibilidade de perda da clientela. Porém, durante o período de testes aconteceu o contrário, alguns comerciantes chegaram a aumentar um crescimento nas vendas de 15 % em relação ao mesmo período do ano anterior. Com a população e o comércio dando sinais positivos foram atendidas as expectativas da administração pública que resolveu levar adiante o projeto.
O coletivo Madrid Ciclista, um dos mais importantes movimentos de ativismo da cidade avalia “muito positivamente” o que foi proposto para a Gran Vía, mas levantaram alguns problemas: “As bicicletas devem poder conviver com os veículos; não queremos que a bicicleta fique encurralada, ela tem de circular na pista”. Porém a segregação ciclistas-veículos só ocorrerá em um trecho de subida, aonde os técnicos optaram pela separação para garantir maior tranquilidade e segurança aos ciclistas. As obras deverão ser concluídas até o final de outubro de 2018.
 

(El País)

Admin

26 Junho 2017

Mobilidade

Comentários

Destaque

Aumento da utilização de baterias para armazenamento de energia poderá provocar escassez no abastecimento das montadoras de e-Bikes. Fornecedores sinalizam com solução e maior capacidade de produção