FÓRUM DE BICICLETAS MANAUS DEBATERÁ USO DA BIKE NA CAPITAL AMAZONENSE

FÓRUM DE BICICLETAS MANAUS DEBATERÁ USO DA BIKE NA CAPITAL AMAZONENSE

Promovido pelo Movimento Pedala Manaus, o Fórum de Bicicletas Manaus chega à sexta edição e terá como tema principal a Comunicação com a participação de jornalistas e do prefeito de Bogotà, Enrique Peñalosa , responsável pela implementação de 300 quilômetros de ciclovias na capital colombiana

Partindo da constatação de que a mensagem da bicicleta não é passada de forma adequada, o Movimento Pedala Manaus escolheu o tema Comunicação como eixo da 6ª edição do Fórum de Bicicletas Manaus, que ocorre entre os dias 22 e 25 de agosto. O encontro que leva o nome de Comunicação e as Bicicletas: Da Sensibilização às Pedaladas servirá para debater o papel da imprensa, da sociedade e do poder público no uso da bicicleta como meio de transporte, sustentável, econômico e não poluente.
Para Paulo Aguiar, coordenador do evento há vários motivos que levaram à escolha do tema comunicação: “Tanto o poder público como a sociedade - e até mesmo a iniciativa privada, parece que até agora não entenderam qual é o papel da bicicleta. Isso a gente só consegue fazer por meio da comunicação, onde há uma influência direto no comportamento da sociedade. Então, quanto mais claro for este papel, mas o cidadão terá esse conhecimento desta importância e quanto mais conhecimento tiver, terá o poder para interferir nas mudanças da cidade”, ainda segundo Aguiar “A imprensa, assim como a sociedade em geral, ainda encara a bicicleta como uma ferramenta de lazer e de esporte, e por conta disso, falta ficar mais claro que a bicicleta é um meio de transporte e que ela tem um papel fundamental na questão da mobilidade urbana”.
O presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amazonas, Wilson Reis, compartilha com as ideias que serão abordadas no Fórum e ainda aponta a necessidade da união das mais variadas organizações para que possam atuar pelos interesses do uso da bicicleta, quer seja com ações ou mesmo realizando uma pressão positiva junto ao governo para que adote medidas de políticas públicas para a mobilidade urbana e a bicicleta. “Sabemos quanto é importante o papel da comunicação para a conscientização desse espaço para a bicicleta junto à população que em geral ainda nega a vivência e o uso da bicicleta. Sabemos que quando falamos de mobilidade urbana, a bicicleta é uma das principais alternativas como transporte, mas que pouco se tem espaço em Manaus. Por conta disso, é preciso que o movimento busque forças em demais organizações para juntos cobrar do poder público o espaço que é garantido por lei para este veículo tão importante para mobilidade de uma cidade”, declarou o jornalista.
O Fórum começará no dia 22 de agosto no auditório da FIEAM - Federação das Indústrias do Estado do Amazonas e será aberto com uma palestra do atual prefeito de Bogotá, Enrique Peñalosa, que compartilhará com o público a sua experiência e o projeto de implantação de mais de 300 quilômetros de ciclovias na capital colombiana. Nos demais dias estão programados debates, painéis, oficinas, mesas redondas e intervenções urbanas, com participação do Poder Público Municipal, profissionais da comunicação, representantes de Organizações Não Governamentais (ONGs) que trabalham a mobilidade ativa.
 

(Pedala Manaus)

Admin

03 2017

Mobilidade

Comentários

Destaque

A procura por informações para os seguros de bicicletas disparou 162% no segundo trimestre ante os três primeiros meses do ano e as vendas efetivadas desses seguros subiram 38% no mesmo período