EM JUÍZ DE FORA ÔNIBUS TERÃO QUE TER SUPORTE PARA BICICLETAS

EM JUÍZ DE FORA ÔNIBUS TERÃO QUE TER SUPORTE PARA BICICLETAS

As empresas de ônibus de Juiz de Fora, no interior do estado de Minas Gerais, na Zona da Mata, a partir de julho deverão adaptar suportes para bicicletas na parte dianteira externa dos seus veículos.

O projeto de lei apresentado em 2014 foi aprovado pela Câmara Municipal e se tornou a lei nº 13.417, e já está em vigor após a sua publicação no Diário Oficial da cidade.  Segundo a assessoria da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), a frota atualmente é de 589 ônibus urbanos. No processo de licitação, não havia medida semelhante prevista e agora os consórcios terão que se adaptar às exigências da lei.
A instalação do suporte para transporte de bicicleta nos ônibus coletivos será gradativa e anual nas linhas urbanas, com uma  exigência  de 10% da frota por ano. O equipamento deve permitir o transporte de, no mínimo, duas bicicletas. A lei também determina que não haverá custos adicionais na tarifa de ônibus aos usuários que transportam sua bicicleta no transporte coletivo. As empresas prestadoras do serviço que descumprirem a lei serão multadas em R$ 100 por mês e por veículo até a adequação à legislação.

Segundo o site da Câmara Municipal, a justificativa do projeto de lei, elaborada pelo vereador Antônio Aguiar, era adequar o transporte coletivo municipal diante da tendência mundial da utilização da bicicleta como meio de transporte pessoal nos deslocamentos diários. A justificativa também destaca que a proposta já se encontra em funcionamento em outras cidades como São Paulo e Florianópolis.

O texto ressalta que as bicicletas que forem apoiadas no suporte serão travadas pelo condutor do ônibus através de dispositivo acionado pelo motorista sem que ele tenha que sair do ônibus. O sistema proporciona maior segurança no transporte da bicicleta, evitando queda durante a viagem ou que seja roubada. Estima-se que toda a operação envolvendo a fixação da bicicleta e o embarque do ciclista dure cerca de um minuto.

No site da prefeitura, a publicação diz que a medida deve incentivar as pessoas a usarem o meio de transporte por duas rodas. “Do ponto de vista de um trânsito mais saudável e sustentável, bem como na certeza de uma redução do número de veículos poluentes em circulação nas vias da cidade, é fundamental fomentar o crescimento da utilização de meios de transporte não poluentes, e a colocação dos suportes para bicicletas nos ônibus favoreceria esse propósito”, diz o texto.

Foto: divulgação-sistema de rack usado em Bagé desde 2012

(Fontes: G1- Blog do Ponto de Ônibus)

Admin

25 Julho 2016

Mobilidade

Comentários

Destaque

O uso de freios a disco em bicicletas de estrada ainda está limitado pela entidade máxima do ciclismo e ainda se encontra em fase de testes, sendo liberado apenas para equipes Continentais, Continentais Profissional e World Tour em provas do calendário da UCI . Aqui no Brasil seu uso está proibido na grande maioria das provas do calendário