ECONOMIA DA BICICLETA NA EUROPA RESISTE À CRISE E SE PREPARA PARA RECUPERAÇÃO SUSTENTÁVEL

ECONOMIA DA BICICLETA NA EUROPA RESISTE À CRISE E SE PREPARA PARA RECUPERAÇÃO SUSTENTÁVEL

Assim como muitas outras empresas na Europa e no mundo, os setores da economia ligados à bicicleta foram duramente atingidos pela crise do coronavírus – Covid-19. No entanto, a grande maioria das empresas permanece confiante em sua sobrevivência e novas oportunidades podem surgir durante a fase de recuperação - especialmente se os tomadores de decisão em política econômica seguirem recomendações de especialistas para enfatizar mais a sustentabilidade

O fechamento forçado de lojas, o colapso da demanda e a interrupção das cadeias de suprimentos em todo o mundo estão afetando atualmente a indústria de bicicletas e seus vários subsetores. Em uma  pesquisa realizada pela entidade que reúne a indústria europeia,  a CIE  - Cycling Industries Europe; uma das  organizações parceiras da ECF – Europeans Cyclists Federation  (Federação Europeia dos Ciclistas – entidade que de maneira geral trabalha no interesse de polítcas de mobilidade e interesses dos usuários da bicicleta . Mais de 70% das empresas experimentaram impactos no setor, como problemas na cadeia de suprimentos, interrupções nos investimentos e diminuição das vendas entre empresas. 38% relatam escassez de pessoal devido a medidas de isolamento.

No mesmo trabalho foi destacado que  72% das empresas do setor relataram um declínio de receita em comparação com o ano passado. No período 41% das empresas reduziram sua força de trabalho, o que poderia significar mais de 20.000 empregos reduzidos no setor de bicicleta e serviços, além de mais de 400.000 empregos  em risco nas operações que envolvem o turismo em bicicleta

Paralelamente a esses grandes desafios para o setor, a pesquisa também revelou alguns lampejos de esperança: 67% das empresas solicitaram ou já foram capazes de receber algum tipo de auxílio estatal, na maioria dos casos apoiando salários. O mais importante é que 95% das empresas afirmaram acreditar que provavelmente ou muito provavelmente sobreviverão à crise.

Andar de bicicleta como um meio de transporte resiliente e saudável durante a crise

Há razões para um otimismo cauteloso: durante a crise do coronavírus, a bicicleta provou ser um meio de transporte resiliente que também é benéfico para a saúde pública. Facilita o respeito ao distanciamento social e ajuda a manter o sistema cardiovascular e os pulmões saudáveis, prevenindo doenças e protegendo o corpo contra infecções. O ministro da saúde alemão, recomendou o uso da bicicleta para viagens essenciais já em março, e foi seguido em abril por seu colega espanhol. Em cidades europeias como Paris e Londres, as operações do sistema de compartilhamento de bicicletas foram mantidas como uma alternativa mais segura ao transporte público, e iniciativas como créditos gratuitos para profissionais de saúde foram implementadas pelos operadores.

Os defensores da bicicleta fizeram sua parte para garantir que os serviços relacionados a ela fossem reconhecidos como essenciais durante a crise: a ECF e a  CONEBI – Confederação Europeia da Indústria da Bicicleta publicaram uma declaração solicitando para que os serviços de reparo/oficinas mecânicas pudessem operar   durante toda a crise em todos os países da União Europeia. A associação alemã ADFC – que cuida dos interesses do usuário da bicicleta  e membro da ECF em conjunto com outras associações alemãs que representam o setor,  pediram com sucesso que as lojas de bicicleta  estejam entre as primeiras a reabrir sem restrições quanto ao tamanho das lojas; e CIE, ECF, CONEBI, juntamente com outras associações europeias, lançaram a campanha #CyclingTheExtraMile,   destacando iniciativas e empresas do setor da bicicleta que apoiam suas comunidades, profissionais de saúde e assistência e outros serviços essenciais durante a pandemia do COVID19.

Novas oportunidades para uma mobilidade mais sustentável na recuperação

Olhando para além das atuais restrições severas à mobilidade em muitos países europeus, podem surgir durante a fase de recuperação novas oportunidades para a bicicleta. Atualmente, cidades como Berlim e Paris começaram a usar técnicas de “urbanismo tático” para criar novas ciclovias, a fim de acomodar o aumento de ciclistas seguindo as recomendações mencionadas acima. Há uma chance substancial de que essas novas infraestruturas permaneçam também após a remoção dos bloqueios, melhorando as condições para pedalar  a longo prazo e aumentando a demanda por bicicletas  e serviços relacionados. 

Na Dinamarca, o pacote de recuperação do governo para os próximos anos inclui financiamento para a Cyklistforbundet – associação de ciclistas – que deverá construir um centro especializado para incentivar a que as empresas substituam carros por bicicletas nos serviços de entregas e para que as empresas incentivem seus funcionários a que utilizem a bicicleta diariamente em seus deslocamentos.

No setor de turismo, os especialistas preveem uma demanda maior por viagens mais perto de casa, evitando grandes concentrações de turistas. Isso, na Europa , inclui uma demanda maior por turismo de bicicleta, que atende a esses critérios perfeitamente e oferece opções de férias mais ativas e sustentáveis.

No entanto, a fase de recuperação será em grande parte moldada não apenas pelas mudanças de comportamento e demanda dos usuários e consumidores, mas também pelas políticas econômicas implementadas.

Inúmeros especialistas, incluindo a Academia Nacional de Ciências da Alemanha, em seu relatório para o governo alemão, pediu aos políticos que não abandonem as metas de sustentabilidade e proteção climática em prol de uma recuperação de curto prazo no crescimento, mas para integrá-las a planos de  recuperação econômica definindo  o caminho para o crescimento sustentável com ainda mais ênfase do que antes da crise. Isso também foi ecoado em uma convocação da  “Aliança de Recuperação Verde”  para apoiar e implementar o estabelecimento de Pacotes de Investimento em Recuperação Verde, e a convocação de  13 ministros da União Europeia  em matéria de clima e meio ambiente  colocando o acordo verde europeu no centro de uma recuperação resiliente após a Covid-19.

Na Europa as entidades que representam a mobilidade e os ciclistas e   seus parceiros na indústria da bicicleta defenderão que esses apelos sejam traduzidos em investimentos substanciais em mobilidade ativa e sustentável, com um papel de destaque no ciclismo, no nível europeu, por exemplo, no âmbito do Acordo Verde Europeu. Garantindo que o atual interesse renovado pela uso da bicicleta tenha impactos positivos a longo prazo, melhorando as condições para o ciclismo e a mobilidade sustentável em toda a Europa e contribuindo para uma recuperação verde da Europa.

Texto original de Holger Haubold - Diretor de Propriedade Intelectural e Coleta de Dados da ECF

Fonte: ECF – Europeans Cyclists Federation  

Fotos: Tobias Cornille-Unsplash - City Clock Magazine-VisualHunt

 

(Bike-Europe/Divulgação)

Admin

27 Abril 2020

Mobilidade

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Na última terça-feira (20/02) foi a presentada a Bike Brasil, novo nome da Brasil Cycle Fair. Dois dias depois, na quinta-feira (22/02) a Shimano anunciou a sua “nova casa” para o seu já tradicional festival da bicicleta: o Memorial da América Latina. O setor terá um segundo semestre agitado com a realização desses dois importantes eventos que movimentarão o setor