CUIDADOS AJUDAM CICLISTAS A PEDALAR COM SEGURANÇA

CUIDADOS AJUDAM CICLISTAS A PEDALAR COM SEGURANÇA

Quem gosta de pedalar sabe que é uma atividade prazerosa, mas que exige atenção e alguns cuidados para garantir a segurança do ciclista. Equipamentos básicos e compreender que a bicicleta é também um veículo são fundamentais.

O primeiro e, talvez, o  mais importante dentre os cuidados a serem adotados é a utilização do capacete. O médico Carlos Eid, coordenador da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), destaca que até mesmo uma queda leve de bicicleta em velocidade baixa, pode trazer sérias consequências para o crânio.

"Quando esse osso se quebra, você tem vasos, minúsculos vasos, aderidos na parte interna desse osso. Isso se rompe, extravasa sangue, e a pessoa morre de uma hemorragia cerebral, por exemplo. Então, quando você usa um capacete, o primeiro impacto se uma pessoa cai da bike ou sofre uma colisão, o primeiro impacto que ele vai ter vai ser no capacete. O capacete é que vai sofrer o impacto", explica o médico.

A utilização de luvas,  é um opcional, mas é também uma medida de segurança que tem por finalidade proteger as mãos.  Luvas de ciclismo proporcionam maior aderência e firmeza para controlar o guidão; em caso de queda, as luvas irão amortecer o impacto com o chão evitando escoriações. Se for pedalar à noite, as luzes de sinalização são imprescindíveis. Roupas claras ou refletivas também ajudam a manter o ciclista visível na escuridão.

É sempre importante manter a revisão da bicicleta em dia e em boas condições, evitando problemas mecânicos ou imprevistos.

Ao encarar o trânsito em locais sem ciclovias ou ciclofaixas, lembre-se de que a bicicleta também é um veículo que tem o direito de estar na rua. A dica é de Joyce Ibiapina, voluntária da rede Bike Anjo, que ensina as pessoas a perderem o medo de pedalar na cidade.

"Eu recomendo bastante que não ande colado na sarjeta da via. Porque é onde tem buraco, é onde tem bicho, é onde tem bueiro. E se andar muito perto ali, a pessoa pode acabar caindo, se machucando e furando um pneu. Então, é mais seguro ocupar um terço da faixa de rolamento, pra conseguir ter uma distância hábil de manobra e, também, de visualização".

Ao dividir as ruas com outros veículos, uma dica importante é aprender a sinalizar com as mãos a direção que pretende seguir. Quanto mais os motoristas entenderem as suas intenções no trânsito, menores são as chances de um incidente.

Por outro lado, as pessoas que dirigem veículos motorizados precisam ter a consciência de que elas são responsáveis pela segurança de quem está pedalando. O cicloativista Dado Galvão pede para que os motoristas se lembrem, sempre, que cada ciclista na rua é um carro a menos engarrafando as ruas da cidade.

"Trate o ciclista de forma especial. Distanciamento de um metro e meio. Se você vir um ciclista, o trânsito ali tá cheio, ligue o alerta para avisar os outros carros que vem atrás que ali vai um ciclista. Se a gente se comportar assim, motoristas, ciclistas, pedestres, a gente tá zelando por uma mobilidade mais humana na nossa casa comum, que é o planeta Terra", comenta Galvão.

(Fonte: Agência Brasil/EBC)

Admin

09 Setembro 2021

Mobilidade

Comentários

Destaque

Estudo da Ernst & Young LLP encomendado pela UCI apresenta dados sobre o impacto produzido por seus 4 principais eventos do calendário . Os eventos impulsionam a economia local e funcionam como incentivo para que mais pessoas se envolvam com o esporte