COM OBRAS RECENTES, CICLOVIAS CHEGAM  AOS 54 KM EM PORTO ALEGRE

COM OBRAS RECENTES, CICLOVIAS CHEGAM AOS 54 KM EM PORTO ALEGRE

Com a finalização de novas ciclovias na avenida Ipiranga, avenida Mauá e, com a entrega em breve, também na avenida Aureliano de Figueiredo Pinto, a cidade de Porto Alegre alcançará 54 quilômetros de infraestrutura cicloviária. O último trecho de 1,7 quilômetro de ciclovia na avenida Ipiranga, que vai da avenida Salvador França até a Coronel Lucas de Oliveira foi entregue à população na última semana de maio. Outro percurso liga a Orla do Guaíba e as universidades e o total de 9.415 metros entre as avenidas Edvaldo Pereira Paiva e Antônio de Carvalho.

No trecho da avenida Mauá, entre as ruas Sepúlveda e General Portinho, foi construída uma ciclovia bidirecional de 700 metros, no lado esquerdo da via, com urbanismo tático para valorizar o espaço e garantir maior segurança a pedestres e ciclistas. O novo traçado mantém as três pistas para os demais veículos.

Na região dos bairros Praia de Belas e Cidade Baixa, está em fase de finalização o novo trecho de 1.300 metros de ciclovia unidirecional, em que as bicicletas trafegam no mesmo sentido do fluxo dos veículos.

Com essa entrega, estará concluído o eixo cicloviário Erico/Aureliano, que faz a conexão entre as ciclovias já em operação da José de Alencar, Ipiranga, José do Patrocínio e Edvaldo Pereira Paiva, na Orla do Guaíba. O projeto também conta com sinalização tática para maior segurança a todos os usuários, com rampas de acessibilidade, novas travessias e revitalização das já existentes.

A implantação das ciclovias das avenidas Ipiranga e Aureliano de Figueiredo Pinto é uma contrapartida do Shopping Iguatemi, como obrigação legal pela expansão do pólo gerador de tráfego no bairro Passo d’Areia. A iniciativa integra as ações do MobiliPOA, programa de mobilidade que organiza e disciplina os diferentes modais de transporte e circulação da Capital. “Priorizamos no nosso governo a construção de ciclovias com recursos de contrapartida ou financiamentos. Assim conseguimos entregar de forma mais ágil os trechos e com menos burocracias”, diz o prefeito Nelson Marchezan Júnior.

Na avenida Loureiro da Silva, com implantação da nova faixa exclusiva do transporte público de 2.200 metros, também foi revitalizada a ciclovia existente no local, com melhorias no traçado no sentido Centro-bairro, junto às paradas de ônibus. Desta forma, foi atendida uma demanda dos ciclistas e também ficaram contemplados os pedestres e usuários dos coletivos.

Após a entrega de novos trechos de ciclovias, em 2019 e 2020, das avenidas Nilo Peçanha (mil metros), Goethe (500m), Voluntários da Pátria (350m), João Alfredo (650m), Engenheiro Luiz Englert e Paulo Gama (500m), e agora com a finalização da Ipiranga (1.700m), Mauá (700m) e do eixo da Aureliano de Figueiredo Pinto (1.300m), incluído o cruzamento com a Getúlio Vargas (200m), são totalizados 10 quilômetros de infraestrutura cicloviária construída na atual gestão - sendo que 4,4 km foram entregues de janeiro a maio deste ano.

O secretário municipal extraordinário de Mobilidade Urbana, Rodrigo Mata Tortoriello, observa que, no futuro retorno do ano letivo, a ciclovia poderá ser uma opção para os estudantes da PUCRS, pois a população já aderiu ao uso da bicicleta como meio de transporte. "A circulação através da mobilidade ativa, além de menos poluente, é cada vez mais frequente em toda a cidade. Com a ligação direta com a Goethe e toda a extensão da Ipiranga, passando por diversos bairros desde o início da avenida, os usuários desse modal terão um espaço com mais segurança para seus deslocamentos ao trabalho, estudo ou lazer”, afirma.

fotos: Alex Rocha e Maria Ana Krack/Pref.Porto Alegre

(Prefeitura de Porto Alegre)

Admin

01 Junho 2020

Mobilidade

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