CICLOVIA DO RIO PINHEIROS RECEBE ILUMINAÇÃO INTELIGENTE

CICLOVIA DO RIO PINHEIROS RECEBE ILUMINAÇÃO INTELIGENTE

A Ciclovia Novo Rio Pinheiros, um símbolo da cidade de São Paulo, vem recebendo importantes melhorias em parcerias entre o Governo do Estado e a iniciativa privada. A novidade agora é a instalação de pontos de iluminação LED, parte de um projeto mais amplo que deverá ser estendido com a instalação de  wifi público, sensores e câmeras

A parceria entre a companhia energética Enel Distribuição São Paulo, a Enel X e o Governo do Estado de São Paulo entregou, no início de maio,  a instalação do primeiro sistema de iluminação da Ciclovia Novo Rio Pinheiros. Um trecho de 3 quilômetros na região da Vila Olímpia, recebeu 130 pontos de iluminação inteligente.

A iniciativa faz parte de um plano mais amplo da Enel Brasil e do Governo de São Paulo para transformar o local na primeira ciclovia inteligente do País por meio de tecnologias inovadoras. Após essa primeira fase, a proposta é a de estender esse sistema para mais 13 quilômetros da ciclovia que tem no total 21,5 km de extensão numa área pertencente à CPTM, ao longo da Linha 9-Esmeralda e às margens do Rio Pinheiros.  A ciclovia tem atraído cerca de 70 mil ciclistas por mês. A Enel X, empresa de soluções energéticas da Enel Brasil, estuda implantar uma série de tecnologias de última geração no local, como wifi público, sensores e câmeras.

“Essa iniciativa integra o projeto Urban Futurability, que consiste em transformar a Vila Olímpia em um bairro digital e sustentável, no qual investimos mais de R$ 125 milhões por meio de recurso de Pesquisa e Desenvolvimento da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). A iluminação da ciclovia reforça o compromisso do grupo Enel em trazer para a cidade de São Paulo o que há de mais inovador no setor elétrico global, oferecendo novos produtos e um serviço de melhor qualidade para os seus consumidores”, afirma o presidente da Enel Distribuição São Paulo, Max Xavier.

Para o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, a participação da iniciativa privada no eixo de revitalização do programa Novo Rio Pinheiros implica em diversos benefícios à população. “Sem onerar o Estado, nós estamos implementando novas áreas de lazer e esportes ao longo das margens do Pinheiros para que as pessoas ocupem estes espaços e tenham uma nova relação com este rio tão importante para a cidade de São Paulo. A nova iluminação aumentará a segurança dos frequentadores”.

 “A ciclovia é um espaço importante na cidade para quem gosta de pedalar por lazer, por esporte ou para se locomover. As melhorias feitas no último ano já ajudaram a criar novos hábitos, atraindo 70 mil ciclistas por mês. Agora com o projeto de iluminação acreditamos que mais gente poderá usufruir da Ciclovia Novo Rio Pinheiros”, disse o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.

Fotos: divulgação

(Enel)

Admin

10 Maio 2021

Mobilidade

Comentários

Destaque

s recentes ações político-econômicas da União Europeia e dos Estados Unidos provocaram uma forte reação e muitas indústrias taiwanesas estão repatriando parte de suas linhas de produção, ou levando-as para outros países do continente asiático