CICLOVIA  LEVA O CICLISTA A PEDALAR DENTRO DE UM LAGO

CICLOVIA LEVA O CICLISTA A PEDALAR DENTRO DE UM LAGO

Inaugurada em abril de 2016, a 'Cycling through Water' é uma ciclovia construída dentro do lago da reserva natural De Wijers em Bokrijk-Genk, na Bélgica. Desde a abertura, mais de 500 mil ciclistas já visitaram o projeto que deu ainda mais força ao turismo de toda a região.

O objetivo desde a criação do projeto da ciclovia dentro do lago da reserva natural De Wijers, tinha por objetivo dar mais opções para o turismo em bicicleta na região de Flandres, na Bélgica. A cidade de Limburg já havia desenvolvido, a mais de duas décadas,  uma belíssima malha cicloviária, com mais de 1.240 km. “Não queremos criar mais quilômetros, queremos criar quilômetros melhores”, destaca Igo Philtjens, da agencia de Turismo da Cidade de Limburg, responsável pelo desenvolvimento do projeto.

O projeto "Ciclismo através da água"  foi além da construção da ciclovia,  pois combina projetos de conservação da natureza em uma área de 700 hectares nas lagoas vizinhas. Esse apelo de preservação e ecoturismo reuniu vários parceiros locais, incluindo o museu ao ar livre Bokrijk. Os resultados positivos vão além do impacto econômico do turismo na região, mas também em melhoria na qualidade da água e um aumento significativo no habitat dos anfíbios.

A ciclovia dentro lago ou como é conhecido o passeio:"Ciclismo através da água",  conduz os ciclistas por uma via de  concreto de 212 metros de comprimento e três metros de largura com água ao nível dos olhos em ambos os lados. Cisnes e outras aves aquáticas flutuam às margens da ciclovia e observam os ciclistas com curiosidade. Túneis embaixo da estrutura garantem que os animais aquáticos da lagoa possam se mover livremente entre os dois lados.

Diariamente o local recebe uma média de 800 visitantes, nos dias de pico, aos finais de semana, são cerca de 5 mil ciclistas. Desde a abertura, mais de 500 mil ciclistas já cruzaram o lago.

O local, entre as muitas ciclovias de Limburg,  foi escolhido pela revista Time, como um dos 100 destinos que merecem ser visitados no mundo. O espaço também aberto para pedestres que destacam a sensação de cruzar o lago como se estivessem na sua superfície.  Isso também explica o destaque que o passeio ganha nas mídias sociais. Muitos visitantes postam fotos e selfies até blogs abordam essa experiência extraordinária.

 

(Visit Limburg - Time)

Admin

14 Maio 2019

Mobilidade

Comentários