CICLISTAS DO PARANÁ TEM SERVIÇO GRATUITO PARA REGISTRAR A SUA BICICLETA

CICLISTAS DO PARANÁ TEM SERVIÇO GRATUITO PARA REGISTRAR A SUA BICICLETA

Projeto Minha Bike Segura, lançado pelo governo paranaense ajuda a inibir roubos e furtos de bicicletas, além disso pode contribuir para a localização da bike e na resolução de eventuais ocorrências

 

Os ciclistas paranaenses já  podem cadastrar  as informações sobre suas bicicletas, como número de série, marca e cor, no Governo Digital, plataforma do Estado do Paraná  que reúne mais de 200 serviços públicos. O projeto Minha Bike Segura foi lançado pela governadora Cida Borghetti no último domingo (11/11), em Curitiba, e vai ajudar a coibir furtos e roubos de bicicletas.

O lançamento do Minha Bike Segura aconteceu no Palácio Iguaçu, aonde os ciclistas presentes puderam se cadastrar e registrar  suas bicicletas no sistema Governo Digital . “Essa nova funcionalidade vai facilitar a localização e a resolução de casos de furtos de bicicleta em todo o Estado do Paraná”, declarou a governadora Cida Borghetti. “O ciclista vai poder colocar na plataforma, além do número de série e da cor, informações sobre a nota fiscal e até fotos do veículo”, afirmou a governadora.

Nesse primeiro momento do projeto, a funcionalidade tem como objetivo formar um banco de dados com informações sobre as bicicletas do Estado, algo que ainda não existia. Em uma próxima etapa, a polícia terá acesso a essas informações, o que dará mais condições de encontrar uma bike roubada e registrada no bando de dados do governo paranaense.

“A ideia do projeto é trazer mais segurança para quem pedala. Com o cadastro da bicicleta, a Delegacia de Furtos e Roubos pode consultar o banco de dados do Governo Digital e localizar o proprietário”, explicou o coordenador do programa, Marco Aurélio Barbosa.

O plano é ainda mais amplo, pois o governo paranaense estuda, ainda, utilizar o banco de dados da Secretaria de Estado da Fazenda para que a cada compra de uma nova bicicleta o proprietário receba um aviso por SMS e faça automaticamente o cadastro no Governo Digital. Outra proposta é criar bancos de dados para cadastrar outros objetos, como celulares, para também coibir os furtos e roubos.

A Delegacia de Furtos e Roubos, de Curitiba atende diariamente ciclistas que tiveram seu veículo furtado ou roubado, afirmou o delegado-adjunto Emmanoel David. “É muito difícil em uma investigação saber o destino dessa bicicleta. Com esse sistema, os policiais podem fazer essa verificação. Na abordagem dos receptadores, será possível confirmar pelo número de série se a bicicleta é ou não roubada”, explicou.

No ar desde o início deste ano, o Governo Digital (www.governodigital.pr.gov.br) integra os sistemas do estado do Paraná e disponibiliza, em um único lugar, centenas de serviços ao cidadão, desde a consulta a assuntos relativos à carteira de habilitação até a consulta ao boletim escolar dos alunos da rede pública estadual.

Para ter acesso aos serviços ofertados no Governo Digital, no estado do Paraná,  é necessário ter a Identidade Digital, disponível para quem fez recentemente uma coleta biométrica por meio da emissão de documentos como a Carteira Nacional de Habilitação ou a Carteira de Identidade.

Quem ainda não fez, pode procurar os postos e totens do Detran/Pr  ou do Instituto de Identificação do Paraná para fazer o cadastro. Ainda assim, mesmo quem não cadastrou a biometria pode se conectar ao site para acessar as informações sobre os diversos serviços do governo estadual.

Foto: Jaelson Lucas/ANPr

(ANPr)

Admin

13 Novembro 2018

Mobilidade

Comentários

Destaque

Alunos da Universidade Federal do Espirito Santo – UFES - estudaram por mais de 4 meses as ciclovias de Vitoria. O resultou em quatro projetos que foram apresentados no seminário E aí, vamos de Bike?