CATARINENSES DESAFIAM CIDADES ALEMÃS EM PROJETO QUE INCENTIVA USO DA BICICLETA

CATARINENSES DESAFIAM CIDADES ALEMÃS EM PROJETO QUE INCENTIVA USO DA BICICLETA

Brusque e Pomerode competirão com cidades alemães nos meses de junho e julho


Brasil e Alemanha estarão em uma disputa a pedal. Mas nada de 7 a 1, o projeto Pedalar pelo Município promove uma competição saudável que busca a redução de CO² com a utilização da bicicleta como meio de transporte. A disputa acontece entre mais de 500 cidades da Alemanha, Dinamarca e Brasil.

As representantes nacionais serão Brusque e Pomerode, esta é a primeira vez que a competição acontece com cidades fora da Europa. Os duelos acontecem durante 21 dias, sendo que todas as atividades relacionadas à utilização da bicicleta são cadastradas no site oficial do evento - https://www.stadtradeln.de/kommunen/ - aonde é feita a contabilidade das pedaladas, a proposta é mais bicicletas para reduzir as emissões de CO².
A cidade de Brusque competirá com a cidade alemã de Karlsruhe entre os dias 17 de junho a 7 de julho. A ação é organizado pela Fundação do Meio Ambiente (Fundema) e pelo Centro Universitário de Brusque (Unifebe) e faz parte do projeto “50 parcerias pelo Clima: Brasil e Alemanha”, que tem o objetivo de desenvolver programas de ação para a mitigação e adaptação às mudanças climáticas.
Ana Paula Bonatelli, assessora de relações internacionais da UNIFEBE, explica que o projeto “Pedalar pelo Município” envolve atividades relacionadas ao uso da bicicleta, incentivando sua utilização como meio de transporte sustentável: “Nosso objetivo é reduzir a quantidade de poluentes emitidos pelos meios de transporte convencionais. Essa é mais ação do projeto que temos em parceria com o distrito de Karlsruhe e contamos com todo suporte alemão para essas questões de mobilidade”.
Segundo o superintendente da Fundema e professor da UNIFEBE Cristiano Olinger - “O intuito disso tudo é promover a mobilidade sustentável e promover benefícios para a nossa comunidade”. Várias ações estão previstas na cidade q ue tem que superar os alemães em quilômetros rodados e contabilizar a redução de CO² naquele período.
A cidade de Pomerode realizará o desafio entre os dias 12 de Junho e 2 de Julho. Esta é a décima edição do Pedalar pelo Munícipio (lá fora o projeto é conhecido como City Cycling) e foi desenvolvido pela Climate Alliance, que é a maior rede de cidades, comunidades e distritos comprometidos com a proteção do clima mundial com mais de 1.700 membros em 26 países europeus. Entre 1 de maio e 30 de setembro, políticos e cidadãos locais cobrem o maior número possível de quilômetros de bicicleta durante um período de três semanas para ajudar a proteger o clima e promover o ciclismo em sua cidade.
Foto: Amsterdamized via VisualHunt/CC BY-NC-SA

(Assessoria de Comunicação Social/UNIFEBE- City-Cycling )

Admin

12 Junho 2017

Mobilidade

Comentários

Destaque

Novidades, esporte, moda, turismo, cultura, sustentabilidade e pessoas que movimentam esse importante setor da economia se encontraram durante 4 dias no Memorial da América Latina, em São Paulo, durante o 10º Shimano Fest