BIKE DELIVERY EM LONDRES: DO PASSADO AO FUTURO COM TODA MODERNIDADE

BIKE DELIVERY EM LONDRES: DO PASSADO AO FUTURO COM TODA MODERNIDADE

Segunda maior rede de supermercados da Grã Bretanha, a Sainbury, volta a oferecer o serviço de entregas feitas com bicicleta. É um retorno ao passado carregado com todo o conceito de modernidade graças ao desenvolvimento de um aplicativo específico e logística, tudo com muita  praticidade e zero emissões

O primeiro supermercado londrino a oferecer o serviço de entregas a domicilio, foi o Sainsbury,  isso em 1882. O cliente ia até a loja, fazia as compras e as mercadorias depois eram entregues por funcionários conduzindo carroças puxadas a mão ou por cavalos. Na virada do século 20 o serviço passou a ser feito com bicicletas e triciclos, mas já em 1915 a empresa comprou um Ford T e muitas das entregas passaram a ser efetuadas com veículos motorizados.

Sainsbury  fez uma volta ao seu próprio passado e com o fechamento de muitas ruas na capital inglesa e a cobrança de altas taxas para circulação e veículos, chegou-se a conclusão que uma ótima solução seria retomar  as entregas com bicicletas, agora agregando muita tecnologia à gestão das operações. Para levar adiante o novo projeto trabalhou no desenvolvimento de um aplicativo para iOS que recebeu o nome de Chop Chop, através do qual e pagando uma taxa de entrega no valor de £ 4,99 (R$ 21 ) pode-se  encomendar até 20 itens que serão entregues no endereço do cliente partir da loja mais próxima no prazo de uma hora; e graças ao aplicativo o consumidor poderá efetuar o pagamento e acompanhar através do seu smartphone  o seu pedido que chegará através de um ciclista.

Os primeiros testes com o bike-delivery começaram a ser realizados em junho na região de Wandsworth, no sul de Londres, agora o serviço está sendo estendido através sudoeste e áreas centrais de Londres, incluindo Chelsea, Westminster, Fulham, Battersea, Southwark, Wandsworth e Wimbledon; a proposta é atingir os 35.699 códigos postais da região central londrina. O serviço de entregas com bicicletas complementa o serviço de entrega no mesmo dia, já oferecido pela rede supermercadista.

Para a primeira fase da implantação deste novo sistema de entregas a Sainsbury contratou 40 ciclistas e mais o pessoal responsável pela “compra” ,  caso um dos produtos da lista do cliente não estiver disponível em estoque, esse funcionário responsável pela compra se comunicará com o consumidor, oferecendo uma outra opção para substituir o produto.

Sinais dos tempos e da concorrência da Amazon que recentemente havia lançado um serviço de entrega rápida de compras em parceria com a rede Morrisons,  em algumas regiões da Grã-Bretanha, a rápida resposta da segunda rede supermercadista a Sainsbury veio a pedal e com o auxílio do  aplicativo de compras Chop Chop

Jon Rudoe, diretor de tecnologia digital da Sainsbury, declarou a jornais ingleses: “A velocidade de entrega é importante para alguns clientes, então nós resgatamos o nosso serviço de bicicletas para atender  a demanda. Em Wandsworth, os clientes estão usando o novo serviço de entrega de uma hora para pedir mercadorias que esqueceram de comprar quando passaram pelo mercado ou quando eles não podem deixar a sua casa ou mesmo quando recebem  convidados no calor do momento precisam de algum item”.

fotos: Graham Flack/Sainsbury

(The Telegraph-Sainsbury-MundoBici)

Admin

24 Outubro 2016

Mobilidade

Comentários

Destaque

O crescimento da frota de veículos movidos a eletricidade – incluídas as e-bikes está provocando um intenso movimento na busca por uma melhor destinação às baterias após seu ciclo de vida útil. Recentemente, a União Europeia destinou uma doação de 4,7 milhões de euros para dar início a um projeto que possibilitará a reciclagem, em larga escala, de baterias utilizadas em veículos elétricos