BICICLETAS AGILIZAM AÇÕES DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE EM PARANAGUÁ

BICICLETAS AGILIZAM AÇÕES DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE EM PARANAGUÁ

Com o objetivo de dar maior agilidade nos atendimentos aos usuários do Sistema Único de Saúde - SUS -  e ainda melhorar as condições de trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde – ACS’s – a prefeitura de Paranaguá/PR adquiriu uma frota de 120 bicicletas.

A ideia é tornar o deslocamento dos Agentes de Saúde mais rápidos durante a sua jornada de trabalho. Os profissionais atuam no Programa Estratégia Saúde da Família,  onde cada unidade de saúde é responsável por um território e contando com equipe multidisciplinar que realiza as visitas domiciliares,  desta forma a bicicleta é fundamental para os profissionais da saúde no deslocamentos entre bairros e vilas da cidade.

A secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro explica que o agente comunitário trabalha visitando o paciente em casa, fazendo o acompanhamento e verificando a saúde deste morador. “O ACS precisa se deslocar no território que atua e muitas vezes a pé e por longas distâncias e esse equipamento os auxiliará no trabalho que exercem”, destaca.

A secretária enfatiza a importância da Atenção Primária. “Vamos alavancar a Atenção Primária para que os pacientes sejam acompanhados reforçando a prevenção e evitando que a doença evolua para um quadro mais grave”, ressalta Lígia Cordeiro.

“Nossos ACSs fazem um trabalho importantíssimo na ponta. São eles que estão nos bairros, visitam os pacientes e nada mais justo que tenham um meio de locomoção no território que atuam. Parabéns a secretária Lígia, sua equipe e parabéns aos agentes comunitários de saúde que,  com sol ou chuva, estão nos bairros levando esse serviço relevante para a população”, destacou  o prefeito Marcelo Roque durante a entrega das bicicletas.
Josivânia Nogueira dos Santos,  agente comunitária de saúde que atua na Vila do Povo, acredita que a bicicleta vai ser uma grande aliada no trabalho e destaca: “Vai agilizar bastante o serviço. Vamos de residência em residência na localidade que compreende nosso trabalho para acompanhar esse paciente com o agendamento de vacinas, consultas, entre outros serviços oferecidos pela unidade de saúde. A bicicleta veio em ótima hora”.

(Prefeitura de Paranaguá)

Admin

11 Fevereiro 2021

Mobilidade

Comentários

Destaque

Mais um evento do setor é postergado a causa do novo coronavírus O Sea Otter Classic, realizado em Monterey, na California passa de abril o mês de outubro.