BICICLETA TRANSFORMA AR POLUÍDO EM AR PURO

BICICLETA TRANSFORMA AR POLUÍDO EM AR PURO

Bicicletas projetadas pelo holandês Daan Roosegaarde sugam o ar poluído e através da ionização, o purificam antes de liberá-lo de volta para a atmosfera

 

Uma bicicleta que suga ar poluído e libera ar purificado em uma nuvem ao redor do ciclista. Esta é a próxima fase do Smog Free Project do designer holandês Daan Roosegaarde. A ideia de criar soluções para limpar o ar poluído das cidades começou há pouco mais de três anos quando ao olhar pela janela do seu apartamento em Pequim, em um sábado, o designer conseguiu enxergar o céu, coisa praticamente impossível de se fazer durante os dias da semana quando o horizonte da cidade fica tomado por uma densa camada de poluição.

Em seu Studio Rossegaarde, com escritórios em Roterdã e Pequim, o designer desenvolveu em 2013 a ideia de criar um “apirador de smog” para remover os poluentes do ar. Entre as muitas ideias desenvolvidas, foi levada adiante, graças a um financiamento coletivo, a construção da Smog Free Tower, uma torre de 7 metros que através da ionização positiva remove as partículas de poluição, devolvendo ar puro. Um primeiro modelo foi instalado na Holanda e recentemente uma outra foi instalada em um parque público da cidade chinesa de Tianjin.

Roosegaarde quer utilizar essa tecnologia de purificação de ar, só que instalando o mesmo sistema com equipamentos de menor proporção em uma bicicleta. "As bicicletas sempre foram um símbolo de energia-amigável e da redução dos congestionamentos, mas esta bicicleta tem uma dupla função: enquanto você pedala está limpando o ar", diz Roosegaarde. .

O designer  torce para que as bicicletas que “limpam o ar” sejam adotadas pelos, cada vez mais populares e badalados,  sistemas de compartilhamento de bicicletas da China - 29 no total em todo o país - como Mobike, Bluegogo e Ofo. "A bicicleta é parte do DNA holandês, é claro, e Pequim e outras cidades da China costumavam ser as cidades da bicicleta", disse ele. "Nós queremos trazer de volta seu prestígio e seguir nosso costume de fazer com que os cidadãos sejam a solução em vez do problema”, aponta o designer .

"É claro que uma torre e algumas bicicletas não resolverão o problema da poluição do ar da China, mas as Smog Free Bicycles são uma ideia excitante que esperamos motivem as comunidades para a criação de cidades mais verdes", diz Roosegaarde. "Nossas aspirações estão sendo redefinidas. No futuro, o maior luxo não será uma bolsa Louis Vuitton. Vai ser ar puro”, concluiu. 

Foto: Studio Roosegarde

(The Guardian / Studio Roosegaarde )

Admin

31 Maio 2017

Mobilidade

Comentários