ATÉ O FIM DE 2020 MANAUS TERÁ MAIS 47 KM DE CICLOVIAS E CICLOFAIXAS

ATÉ O FIM DE 2020 MANAUS TERÁ MAIS 47 KM DE CICLOVIAS E CICLOFAIXAS

As novas ciclovias e ciclofaixas que estão sendo implantadas em Manaus, mais que dobrarão a quilometragem disponível aos cidadãos.  Projeto faz parte de um programa de incentivo à bicicleta que ainda inclui a construção de um velódromo

A cidade de Manaus muito em breve ganhará mais 47,5 quilômetros de ciclofaixas e ciclovias. Atualmente os manauaras contam com uma estrutura de aproximadamente 38 quilômetros em vias públicas, parques e praças.

Os novos trechos de ciclovias e ciclofaixas vão auxiliar na ampliação da rede de  mobilidade ativa e deverão ser entregues até setembro deste ano. Um dos trechos entre as avenidas Senador Álvaro Maia e Brasil até a Ponta Negra contarà com 24,7 quilômetros, entre ciclovia e ciclofaixa. Na avenida das Torres, o percurso total é de 15,8 quilômetros de ciclofaixa e ciclovia, considerando o caminho de ida e volta, além disso receberá 4 quilômetros de ciclo-faixa recreativa. Uma outra faixa ciclofaixa de lazer com 3 quilômetros será implantada na avenida Itaúba.

“Esse projeto faz parte de uma grande modernização que vem acontecendo para melhoria da mobilidade urbana da cidade, assim como todas as obras de intervenção de trânsito que estão sendo executadas”, explicou o diretor de engenharia da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Roger Fonseca.

No processo de desenvolvimento do projeto, técnicos da prefeitura se reuniram com grupos de pedal e também com a Federação de Ciclismo do Amazonas  para receber sugestões sobre as obras e percursos.

Além da construção das ciclovias e ciclofaixas, também foi criada uma ciclorrota de 14,5 quilômetros que recebeu sinalização horizontal e vertical para garantir maior segurança aos usuários do trânsito, especialmente aos ciclistas,  num grande quadrilátero no Centro da cidade, Vale destacar que as ciclorrotas se baseiam no conceito de compartilhamento de espaço com outros veículos, mas sempre com a preferência da bicicleta.

Outra obra que está em andamento na cidade de Manaus  e deverá servir como incentivo ao uso da bicicleta é a do velódromo municipal que está sendo construído no conjunto Aruanã, bairro Compensa, zona Oeste da cidade que está sendo construído em um espaço de 6 mil metros quadrados.

fotos: Altemar Alcântara/Semcom

 

(Prefeitura de Manaus/Semcom)

Admin

22 Julho 2020

Mobilidade

Comentários

Destaque

Texto amplia a participação popular nos processos de implantação de infraestruturas para circulação de bicicletas e exige planejamento dos municípios para ampliar perímetro urbano