APRESENTADO PROJETO DE CRIAÇÃO DO PLANO CICLOVIÁRIO PARA O MATO GROSSO DO SUL

APRESENTADO PROJETO DE CRIAÇÃO DO PLANO CICLOVIÁRIO PARA O MATO GROSSO DO SUL

O presidente da Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul, Paulo Corrêa (PSDB), apresentou projeto de decreto legislativo (PDL) 04/2022 que cria o Plano Cicloviário do Estado de Mato Grosso do Sul, com o objetivo de introduzir critérios de planejamento para implantação de ciclovias ou ciclofaixas em rodovias estaduais pavimentadas", além de promover a integração do sistema de transportes intermunicipal.

“Em conversas com o Governo do Estado e grupos de ciclismo, conseguimos formular esse projeto, que abre caminhos para autorizar o Executivo a implementar um Plano Estadual, que traz melhorias. Hoje, em todos os municípios têm um grupo e eles correm risco de vida andando nas rodovias sem a devida ciclofaixa. O Governo, então, vai poder fazer, com o recurso que tiver, porque não é barato", afirmou.

"Por aqui solicitamos inicialmente a ciclovia Campo Grande a Rochedinho e depois uma que vá até Aquidauana, que são os dois circuitos com mais fluxo”, argumentou Paulo Corrêa.

A proposta também propõe a realização de campanhas educativas para conscientização da população e ações com medidas de segurança para o tráfego, tanto aos usuários de bicicletas, quanto aos pedestres. Poderão ser feitos estudos sobre a viabilidade técnica e econômica das ciclovias ou ciclofaixas, tanto em zonas urbanas, quanto rurais, devido ao interesse do cicloturismo.  A implantação também deverá ocorrer em pontes e acessos a estradas e vias secundárias ou vicinais. O projeto também proíbe a cobrança de pedágio a ciclistas.

O Poder Executivo fará a regulamentação da nova lei, caso o projeto seja aprovado. Agora, a matéria segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

(Agência ALEMS)

Admin

29 Março 2022

Mobilidade

Comentários

Destaque

Um novo relatório sobre bicicletas elétricas foi apresentado pela Navigant Research, nele há indicações de que até 2025, as vendas de e-bikes (bicicletas elétricas) poderão gerar uma receita anual de US $ 24,3 bilhões.