AFUÁ A CIDADE QUE SE MOVE EM BICICLETA

AFUÁ A CIDADE QUE SE MOVE EM BICICLETA

Também conhecida como ‘A Veneza do Marajó’, Afuá, no Pará está localizada às margens dos rios Cajuuna, Afuá e Marozinho; é um município ribeirinho, situado em uma região alagadiça. Por isso, a maioria das casas e ruas da cidade está suspensa sobre palafitas, muitas delas de madeira. E é sobre essas ruas que os cerca de 40 mil habitantes se deslocam em suas bicicletas.

A cidade não tem carros, motos, ônibus e nem caminhões. Não há veículos motorizados, os deslocamentos dos cerca de 40 mil habitantes, em sua maioria,  ou são feitos a pé ou em bicicleta, e por lá desde muito pequenas as crianças aprendem a pedalar e a utilizar a bicicleta, com isso também desenvolvem o respeito mesmo sem existir sinalização de trânsito para organizar a circulação de bicicletas.

A funcionária pública Yasmyn Pantoja se mudou para Afuá há vinte anos. Ela conta que ficou surpreendida quando se deparou, pela primeira vez, com a Cidade das Bicicletas. Nos horários mais movimentados, o fluxo é intenso. Segundo Yasmyn, a lei nas ruas de Afuá é baseada no respeito e na cortesia.

"Eu costumo dizer que o trânsito de Afuá é mais ou menos como o trânsito na Índia, sabe? Uma confusão, mas a gente se entende. Ninguém atrapalha ninguém, dificilmente alguém vai pro chão. Então, apesar do trânsito intenso, de não haver uma sinalização de fato, eu acho que a nossa cultura é tão massificada e ramificada, entre os afuaenses que moram aqui, que a gente consegue se entender nesse trânsito." 

A cidade suspensa em palafitas possui uma arquitetura única, com casas de madeira em construções típicas da Ilha de Marajó. Cortada por diversos canais, daí o apelido de Veneza Marajoara. A riqueza dos cenários e da cultura afuaense atraem muitos curiosos - como explicou Andra Ataíde, que é turismóloga da Secretaria de Turismo da cidade ribeirinha. "Muitos ciclistas, grupos de ciclistas pedalam, às vezes eles vêm pra cá só pra pedalar. Porque eles não têm a preocupação de acidentes de carro e outras especificidades. Estudantes de arquitetura, engenharia, fotógrafos... eles têm uma grande paixão por essa cidade pelo seu diferencial, né?".

Para conhecer a Cidade das Bicicletas, é preciso viajar até Macapá, capital do Amapá - e então, embarcar em uma lancha do transporte hidroviário até a cidade de Afuá, na Ilha de Marajó. No Brasil, só existe uma Afuá. Mas muitos municípios estão investindo em infraestrutura e políticas públicas para tornar a bike um meio de transporte urbano viável para a população. 

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

(Agência Brasil/EBC)

Admin

18 2021

Mobilidade

Comentários