UMA NOVA REVOLUÇÃO NO MERCADO DAS E-BIKES: BATERIAS DE GRAFENO-LÍTIO

UMA NOVA REVOLUÇÃO NO MERCADO DAS E-BIKES: BATERIAS DE GRAFENO-LÍTIO

Atualmente, no cenário internacional, as bicicletas elétricas vem provocando um expressivo aumento nas vendas. Junto ao bom desempenho comercial, muitas empresas estão buscando novas soluções para garantir maior autonomia e melhor desempenho das baterias.  Uma nova solução poderá chegar com a utilização da nanotecnologia do grafeno as baterias para e-bikes, e isso poderá provocar uma revolução no mercado. 

Maior autonomia, melhor desempenho e tudo isso em um espaço menor. Uma das soluções mais esperadas pelas empresas que trabalham no desenvolvimento de bicicletas elétricas já começou a ser testada: a utilização da nanotecnologia do grafeno às baerias de lítio. 

O grafeno que é uma das formas cristalinas do carbono é um dos materiais mais revolucionários obtidos a partir do grafite, sendo um dos materiais mais resistentes já desenvolvidos pela indústria. Atualmente, o Brasil é o terceiro produtos e maior detentor de reservas de grafite do mundo. 

Ainda de forma muito tímida, a indústria da bicicleta vem utilizando esse material aplicando juntamente em quadros e componentes produzidos em carbono, como composto para pneus e rodas,  na indústria têxtil voltada para as roupas de alto desempenho e graças  à qualidade do seus átomos, que são supercondutores,  ele já começa a ser uma realidade na fabricação de baterias compostas por  grafeno e lítio.

Um importante fabricante já está testando essas baterias e os protótipos devem ser apresentadas ao mercado durante a próxima edição da Eurobike, no mês de setembro, na Alemanha.

A tecnologia para as baterias de e-bike utilizando o nano grafeno-lítio garante maior poder às baterias, segundo informações , com uma densidade energética  2,5 melhor , e segundo pesquisadores, o seu custo por kWh nos primeiros modelos será praticamente o mesmo das baterias e íons de lítio, porem as estimativas são muito positivas,  e com o crescimento da produção os preços da bateria nano grafeno-lítio poderá ser 40% mais barata quando comparadas ás de ion-lítio.

Fotos: Pixabay / UCL Mathematical & Physical Sciences via VisualHunt.com

(Bike Europe)

Admin

28 Março 2019

Mercado

Comentários

Destaque

Administração da capital paulista estuda a implementação de um sistema de compartilhamento de bicicletas sem estações, porém com regulamentação de locais para operação, evitando que as bicicletas sejam deixadas em qualquer lugar da cidade. Sistema procurará privilegiar a implantação na periferia