FABRICANTE PROMETE UM NOVO COMPOSTO INQUEBRÁVEL COMBINANDO CARBONO COM FIBRAS DE AÇO

FABRICANTE PROMETE UM NOVO COMPOSTO INQUEBRÁVEL COMBINANDO CARBONO COM FIBRAS DE AÇO

Empresa belga de alta tecnologia desenvolveu compósito leve que combina carbono como fibras finas de aço com a promessa de que o material é praticamente inquebrável. Ao mesmo tempo coloca em operação uma linha de produção de quadros totalmente automatizada para produzir quadros com esse composto

A utilização dos compostos de carbono, popularmente conhecidos por fibra de carbono revolucionaram a indústria da bicicleta combinando baixo peso, alta resistência e rigidez que se traduz em melhor desempenho. Porém é reconhecido que as bicicletas de carbono exigem do usuário cuidados especiais, principalmente em quedas não intencionais, colisões ou levando o material ao estresse colocando cargas acima do que ele foi projetado e que podem ocasionar uma “fratura” inesperada do material, o que potencialmente pode comprometer a estrutura do quadro ou da peça.

Um novo material composto promete resolver essa deficiência com o fortalecimento das fibras compósitas de carbono com fibras de aço, mantendo as propriedades que se destacam nos materiais. A utilização de fibras de aço, especificamente desenvolvidas, aplicadas em locais específicos do material, aumentam drasticamente a resistência ao impacto e, consequentemente, a durabilidade. Um novo método de processamento permite que as características do novo material sejam utilizadas no produto ao máximo, sem aumento de peso. Em caso de queda ou impacto o material tem um comportamento muito parecido ao de um quadro de aço, provocando um “dente” visível que praticamente não compromete a resistência do quadro.

Segundo o fabricante quadros leves construídos com esse novo composto tem alta rigidez e integridade mecânica após o impacto, traduzindo-se em um produto praticamente inquebrável.

Para aproveitar ao máximo o novo material conhecido por Feather, ou Pluma em português e as propriedades mecânicas favoráveis, o material e o processo de produção devem estar intimamente ligados. Ao desenvolver uma peça de bicicleta, os requisitos específicos do material e da produção são otimizados. Para isso foi criada uma nova maneira de fabricação, substituindo os processos manuais e trabalhosos já existentes, por um processo de produção totalmente automatizado e de elevada precisão garantindo a mesma qualidade em todo o processo.

  Dave Luyckx, diretor de produtos executivo da empresa,  destaca que o novo produto já foi apresentado a várias marcas, líderes mundiais no setor que pretendem estudar o lançamento de quadros construídos com esse novo composto para muito em breve .

Por trás desse novo produto e da nova planta industrial totalmente automatizada para a fabricação de quadros na Bélgica,  há um outro movimento, o de reshoring que pode se traduzir como um movimento estratégico que leva de volta para perto das grandes marcas a produção que foi direcionada à Ásia. Com isso, segundo a empresa ela seria capaz de oferecer vantagens logísticas significativas e aumentar a flexibilidade e a eficiência da cadeia de suprimentos para marcas de bicicletas baseadas na Europa.

Segundo dados divulgados pela empresa, já no próximo ano, sua capacidade de produção anual com o compósito de carbono e aço será de 20 mil quadros de bicicleta.

(PinkBike-Rein4ced)

Admin

14 2019

Mercado

Comentários

Destaque

Para estimular a integração das bicicletas ao sistema de transporte público coletivo em todo o país, o Programa Bicicleta Brasil, recém aprovado no Senado, vai apoiar os estados e os municípios na instalação de bicicletários públicos e na construção de ciclovias e ciclofaixas, além de promover campanhas de divulgação dos benefícios do uso desse meio de transporte