TRAMITA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO PIAUÍ LEI DE INCENTIVO E PROTEÇÃO AOS CICLISTAS

TRAMITA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO PIAUÍ LEI DE INCENTIVO E PROTEÇÃO AOS CICLISTAS

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou o Projeto de Lei Ordinária (PLO) 122/22, que institui a Lei de Incentivo e Proteção aos Ciclistas naquele estado. Dentre os objetivos do PLO estão o incentivo ao uso de bicicletas como transporte alternativo e o respeito aos direitos dos ciclistas.

No projeto também há destaque para a bicicleta como meio de promover a cultura e os atrativos turísticos e ecológicos do Estado, com a criação de Rotas Ciclísticas. Outro destaque é a possiblidade de se incluir na grade curricular, de forma complementar os direitos e deveres do ciclista e a importância do uso da bicicleta como meio de transporte sustenável  e da sua utilização para a prática esportiva ou de lazer saudável. 

De acordo com o autor da proposta, deputado estadual Gessivaldo Isaías (Republicanos), o Projeto busca promover a melhoria da saúde e do bem-estar dos cidadãos que fazem uso da bicicleta. “Recentemente, aumentou muito o número de ciclistas. Além de ser uma modalidade esportiva, muitas pessoas utilizam a bicicleta para ir ao trabalho. Isso traz benefícios para a saúde e também para a economia”, diz o parlamentar.

A proposta ainda será apreciada pela Comissão de Administração e Política e Política Social (CAPPS) da Alepi antes de seguir para a votação em plenário.

 

fotos: Mabel Amber e Wal 172619_ Pixabay

(Alepi)

Admin

22 Novembro 2022

Legislação

Comentários

Destaque

A crescente popularidade das e-bikes e dos veículos elétricos leves pessoais (PLEV’s) e a entrada em vigor da norma europeia EN15194 exigem uma maior especialização do mercado. Para atender as exigências legais, uma organização alemã acaba de inaugurar um novo laboratório para atender as demandas da indústria que precisa produzir bicicletas elétricas dentro dos padrões legais